VIII Simpósio de Aleitamento Materno será amanhã
CALMA, da Secretaria de Saúde, promove simpósio para discutir aleitamento na cidade; Londrina ganha a primeira sala de aleitamento
O VIII Simpósio de Aleitamento Materno de Londrina e Região, uma realização da Secretaria de Saúde, através do Comitê de Aleitamento Materno (CALMA), será amanhã (3), das 8h às 17h, no Centro Pastoral, situado na Rua Dom Bosco, 45. O evento vai discutir o tema “Amamentação: uma experiência em 3D”.
Segundo a coordenadora do CALMA, Lilian Poli, as inscrições superaram as expectativas e alcançaram as 300 vagas. “Atingimos o limite das vagas destinadas aos profissionais da saúde, auxiliares técnicos, estudantes e integrantes de instituições do Comitê de Aleitamento.”
A coordenadora pontuou os dois objetivos principais do evento. “Vamos discutir com os profissionais da saúde as novas tecnologias do aleitamento e aprimorar as ações de promoção, apoio e proteção ao aleitamento. O outro objetivo é incentivar a criação da Rede de Atenção e o estímulo ao aleitamento,” complementou.
A vinda da nutricionista Fernanda Monteiro, do Ministério da Saúde, será uma das importantes participações. “Haverá palestras o dia inteiro e também relatos de experiências durante todo o dia”, ressaltou Lilian. “Esperamos que os profissionais participem e que possamos atingir os nossos objetivos, contribuindo para o aleitamento na cidade”, completou.
Este será o oitavo Simpósio sobre o assunto realizado na cidade. “Faz parte da história da Secretaria de Saúde. A partir de 2009, o CALMA decidiu pela realização do Simpósio a cada dois anos, para que, no ano que não tiver, possamos direcionar nossas ações para a comunidade”, explicou a coordenadora.
Sala de Aleitamento
Nesta quinta-feira (3), às 9h, será inaugurada no Hospital Evangélico a primeira sala de aleitamento materno, proposta pelo Ministério da Saúde. A sala foi incentivada pelo CALMA, segundo Lilian Poli. “Nós discutimos a implantação, durante a reunião do Comitê, e o Hospital Evangélico tomou a frente, sendo o primeiro a inaugurar o local”, disse.
A supervisora de enfermagem do Hospital Evangélico, Neusa Queiroz de Aquilar, também falou sobre o pioneirismo do Hospital. “É uma forma de divulgar a sala, para que outras empresas também implantem este local.”
O objetivo é proporcionar um maior tempo de aleitamento aos filhos das funcionárias. “Após os seis meses de licença maternidade, a mãe volta ao trabalho e há um desmame elevado. A sala tem como objetivo estender este período”, explicou a enfermeira.
A sala é um local em que as funcionárias poderão tirar o leite e levá-los até seus filhos. “Tem baixo custo e que pode diminuir o número de atestado médico. Quanto mais tempo amamentando, menor é o número de doenças ocasionadas”, concluiu Neusa Queiroz.
Programação
8h às 8h30 – Recepção e Acolhimento
8h30 às 9h – Abertura e Lançamento do Cartão Telefônico Sercomtel
9h às 10h15 Palestra – “Amamentação: uma experiência em 3D” – Nutricionista
Fernanda Monteiro – Representante do Ministério da Saúde, Área Técnica da Saúde
da Criança e Aleitamento Materno
10h15 às 10h30 – Intervalo
10h30 às 11h10 – Mesa de Redonda – Relato de experiência – “O uso de complemento nas maternidades” – Maternidade Municipal, Hosp. Evangélico de
Londrina e Hosp. da Mulher
11h10 às 12h – Palestra – “O uso da translactação como método de transição para o sucesso do aleitamento materno exclusivo” – Enfª. Doutora Edilaine Giovanini Rosseto – UEL
12h às 13h30 – Intervalo para o almoço
13h30 às 14h15 – Palestra – “Evolução do Aleitamento Materno na última década em Londrina” – Enfª. Mestre Márcia Benevenuto de Oliveira – UEL
14h15 às 15h – Palestra – “Compreendendo os índices de AM no contexto dos
serviços de Saúde” – Enfª. Doutora Sarah N. D. Hegeto de Souza – UEL
15h às 15h20 – Intervalo
15h20 às 16h – Relato de experiência – “Construindo a Rede Amamenta Brasil em Londrina e na 17ª RS” – SMS de Londrina e 17ª RS
16h às 16h30 – Palestra – “Salas de apoio à amamentação” – Fernanda Monteiro – Nutricionista Representante do Ministério da Saúde, Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno
16h30 às 17h – Relato de experiência – “Implantação de uma Sala de apoio à
amamentação”- HEL
17h – Encerramento.