Cidade
Programa de Preparação à Aposentadoria encerrou ontem
Cerimônia reuniu cerca de 70 pessoas, entre servidores municipais aposentados em 2008 ou com previsão para aposentadoria nos anos de 2009 e 2010
A Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Gerência de Saúde Ocupacional (GSO), da Secretaria Municipal de Gestão Pública, realizou ontem (26) a confraternização de encerramento do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA). O Programa, coordenado pela GSO, tem a participação de outras secretarias da prefeitura.
A cerimônia contemplou os cerca de 70 participantes do Programa neste ano, entre servidores municipais aposentados em 2008 ou com previsão para aposentadoria nos anos de 2009 e 2010. Os convidados foram recebidos com um café da manhã, participaram de uma dinâmica de integração seguida de uma palestra sobre saúde e fitoterapia, além da apresentação de um vídeo com as atividades realizadas e o encerramento com um almoço.
Em 2009, o programa iniciou suas atividades em junho, quando promoveu o XVII Encontro Anual com o tema “ Aposentadoria – momento de revisão e integração à nova etapa da vida”. Até a confraternização de ontem, a coordenação do programa também realizou uma palestra denominada “Orientações sobre o processo de aposentadoria e terapia comunitária”, em julho e em outubro, o encontro foi sobre “Estatuto do Idoso, Recursos Comunitários Disponíveis e Terapia Comunitária”.
Criado em 1993 e concluindo sua 17ª edição em 2009, o Programa de Preparação à Aposentadoria realiza um significante trabalho para os servidores em fase de transição para a aposentadoria. “É de extrema importância que eles sejam valorizados, pois trabalhando na administração contribuíram para o desenvolvimento de Londrina”, ressaltou o Secretário de Gestão Pública, Marco Cito.
Desde sua criação, o PPA promove atividades mensais e anuais, visando minimizar o impacto da aposentadoria. “Nos encontros, abordamos temas pertinentes à transição, e assim prevenimos situações que possam resultar em um desequilíbrio físico ou psicológico do servidor que se encontra nesta fase”, apontou Sandra Jorge de Aquino, psicóloga da Gerência de Saúde Ocupacional.
(Londrina, 26 de novembro de 2009)




