6ª Copa Paraná Futsal Surdos teve apoio da Prefeitura
O evento realizado no Moringão reuniu centenas de atletas com deficiência auditiva de todo o Estado
A 6ª Copa Paraná Futsal Surdos que aconteceu neste sábado (17) no Ginásio de Esportes Moringão, reuniu centenas de atletas com deficiência auditiva de vários municípios do Estado. Times de todo o Estado disputavam duas vagas na Copa Sul que acontece em 29 de abril em Florianópolis, com a participação dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O campeonato teve adaptações para deficientes auditivos. Um exemplo foi a substituição do tradicional apito, por bandeiradas para sinalizar impedimentos, faltas e outras penalidades.
No final, a equipe de Paranavaí ficou em primeiro lugar, seguida de Londrina, classificando-se para a Copa Sul. A equipe de Maringá recebeu um troféu, pela terceira colocação.
Para o assessor Especial da Pessoa com Deficiência, José Giuliangeli de Castro a realização do evento serviu para chamar a atenção da sociedade londrinense para a prática desportiva da pessoa com deficiência. ”É muito importante mostrar a participação da pessoa com deficiência em todos os setores públicos ou privados da sociedade, desde o esporte até todas as outras atividades que a pessoa humana pode desempenhar”, disse.
Para José Giuliangeli a pessoa com deficiência tem uma preocupação muito grande em se dedicar mais intensamente em todas as atividades que realiza. “A pessoa com deficiência se dedica muito em tudo que faz, buscando suprir a deficiência, O esforço e a dedicação é o diferencial”, concluiu.
Para Rafael Bertoncelli atacante do time da Associação de Surdos de Londrina e um dos organizadores do evento, o apoio da prefeitura foi decisivo para a organização e realização do evento. “Queremos agradecer todo o apoio que nos foi dado pela prefeitura através da Assessoria de Acessibilidade, por todo o carinho e cuidado que tiveram com a organização, toda a estrutura e suporte que nos proporcionaram”, enfatizou.
De acordo com Rafael Bertoncelli, todas as pessoas envolvidas na organização ficaram felizes e surpresas com o apoio técnico dado pela administração ao avento. “Tivemos uma estrutura fantástica, desde a presença de equipe de paramédicos, até a organização do trânsito através da Companhia Municipal de Trânsito Urbano (CMTU). Algo que nunca tivemos antes em outros eventos”, elogiou.
O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Assessoria Especial da Pessoa com Deficiência, foi organizado pela Associação de Surdos de Londrina, que ao final ofereceu aos participantes, uma confraternização na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).