Biblioteca do CEU apresenta projeto “Nossa História: causos da região oeste”
Projeto visa levar informações e conhecimentos sobre a história dos pioneiros de Londrina e apresentar a Biblioteca do CEU para alunos de escolas públicas
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) apresentará na próxima terça-feira (29), das 9h às 11h, o projeto “Nossa história: causos da região Oeste”, na Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno (Caic Zona Oeste), localizada na Rua José Borali, 325, no Jardim Santa Rita.
Vão participar sete turmas, com cerca de 25 alunos em cada, dos terceiros anos do ensino fundamental. Eles ouvirão os relatos da mediadora convidada, Juvira Barbosa de Souza Cordeiro, que além de moradora do Jardim Leonor, participa ativamente na busca pela melhoria da comunidade. Ela trará sua vivência e experiência de vida sobre a história do bairro e da cidade, vinculadas às áreas de saúde, educação, segurança, moradia, entre outras.
Segundo a gestora cultural e bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura, Priscila de Jesus Apolinário Ribeiro, a intenção é trazer pessoas que foram pioneiras em diversas regiões da cidade para conversar com as crianças das escolas municipais. Além de levar até elas, informações sobre o acervo da biblioteca do CEU.
“Essa é a segunda edição do projeto. Na primeira, quando começou o projeto em junho deste ano, tivemos um bom resultado. Do projeto, dois estudantes se motivaram e vieram conhecer a biblioteca. Eles fizeram a carteirinha e emprestaram livros. Isso é muito positivo para nós, porque conhecer a história é trabalhar por um futuro melhor para todos”, explicou Priscila.
Sobre a Biblioteca do CEU – Atualmente, a Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados da Região Oeste conta com um acervo de 1.600 títulos que incluem livros, gibis, revistas, enciclopédias, almanaques, jornais e outros materiais de diversas áreas do conhecimento como filosofia, artes, música, ciências sociais, direito, história de Londrina e do Paraná e outros.
Os frequentadores do espaço também podem aproveitar para usufruir de jogos de xadrez, de memória e de dama que ficam à disposição. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, os funcionários da Secretaria de Cultura realizaram 654 atendimentos na biblioteca. A média mensal é de cerca de 200 atendimentos entre empréstimos, palestras, auxílios em consultas, contação de histórias e oficinas de dobradura.
Quem quiser doar títulos novos ou usados que estejam em bom estado pode fazê-lo entrando em contato com as bibliotecárias pelo (43) 3338-4925 ou pessoalmente na sede da biblioteca.
Foto: Arquivo/N.com




