Ginasta de Londrina representa Brasil no Pan-Americano Juvenil
Projeto de Ginástica Rítmica de Londrina recebe patrocínio financeiro da Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe

A ginasta londrinense, Julia Kurunczi, vai representar o Brasil no Pan-Americano Juvenil de Ginástica Rítmica, que acontecerá entre os dias 22 e 28 de junho, na Guatemala, país da América Central. O evento é uma competição classificatória para os Jogos Pan-Americanos Júnior.

O projeto do qual Julia faz parte é o Ginástica Rítmica Feminina, da Associação Desportiva e Recreativa da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Neste ano, a iniciativa receberá mais de R$ 22 mil de patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos 2021 (Feipe), da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
De acordo com o assessor de esportes e eventos da FEL, Sandro Henrique Moreira dos Santos, anualmente, o projeto de Ginástica Rítmica (GR) tem recebido apoio financeira da Prefeitura. Isso porque, o Feipe é um programa de incentivo às entidades e às associações esportivas, para que elas possam formar os atletas desde a base e assim consigam desenvolver projetos e trabalhos sociais, principalmente nas periferias de Londrina, dando oportunidade de conhecer atletas em potencial e estimular ainda mais aqueles que já têm aptidões naturais para a prática esportiva.
“Em Londrina, temos várias iniciativas com trabalhos e projetos excelentes, onde os atletas têm se destacado. Isso vem nos ajudando a colher frutos como a atleta Julia, que tem uma aptidão natural para a GR. Sabemos que a Ginástica Rítmica de Londrina sempre foi um grande celeiro de atletas e, para nós, é uma grande alegria ver que o apoio da Prefeitura, por meio do Feipe, está dando grandes resultados”, explicou Santos.
O assessor da FEL também lembrou que, desde o início da gestão do prefeito Marcelo Belinati, o esporte tem sido colocado como uma das prioridades da administração, o que ajuda no incentivo, na melhora e no desenvolvimento de novos projetos, além daqueles já existentes. Para isso, a Fundação de Esportes de Londrina tem divulgado editais de financiamento como o Feipe, que é municipal; o Proesporte, que é do governo estadual, e a Lei Federal nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006, Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Esta última permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas brasileiras.
Julia tem apenas 15 anos de idade, mas coleciona títulos importantes, como o do Campeonato Mundial Juvenil e o Campeonato Sul-Americano. Para ajudá-la no treinamento, Julia contou com o apoio da treinadora búlgara, Reny Karachomakova.
Durante um estágio de 14 dias, organizado pela Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), em Curitiba, a atleta de Londrina e outras 11 ginastas e oito treinadores paranaenses tiveram aulas com Karachomakova, que trouxe a cultura e ensinamentos de um dos países que é referência mundial na Ginástica Rítmica. O estágio e treinamento da Federação Paranaense de Ginástica Rítmica contou com o apoio do Programa Proesporte, do governo do Paraná, do Feipe, da Prefeitura de Londrina, e da Copel.
Jogos Pan-Americanos Júnior – Os Jogos Pan-Americanos da Juventude de 2021 reunirão atletas entre 12 e 21 anos, de 41 Comitês Olímpicos Nacionais que são membros da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA). Eles acontecerão na cidade de Santiago de Cali, na Colômbia, e na província do Vale de Cauca. Os jogos servem como classificatórios para o Pan-Americanos de 2023. Em Londrina, o atleta de Karatê de Londrina, Gabriel Nascimento, já conquistou a classificação para o Pan-Americano da Juventude, em maio desse ano. Nascimento também recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o assessor da FEL, Sandro Henrique Santos, pelo 3372-9191.