Programa de atenção ao servidor apresenta oficina sobre Comportamentos Empáticos
Devido à atividade, nesta sexta-feira (18), das 16h às 18h, o atendimento presencial na sede da Secretaria de Recursos Humanos ficará suspenso

Os servidores municipais da Secretaria de Recursos Humanos (SMRH), da Prefeitura de Londrina, estão convidados para participar da palestra sobre “Comportamentos Empáticos”, que acontecerá nesta sexta-feira (18), das 16h às 18h, de forma on-line. Para participar da atividade, os inscritos receberão um link disponibilizado pela palestrante e informado via grupo de Whatsapp dos participantes.
Por conta dessa atividade, o atendimento ao público presencial na sede da SMRH ficará suspenso durante o horário da oficina. O objetivo do encontro é estimular a motivação, o engajamento e a produtividade dos funcionários, promovendo uma maior integração entre eles e aprimorando a comunicação interpessoal. Para isso, antes da palestra foi enviado um questionário aos participantes, onde eles puderam expressar seu autoconhecimento e refletir sobre os comportamentos empáticos. Nesse exercício eles foram chamados a contribuir com sugestões de conteúdos sobre o assunto, para cada vez mais ajudá-los no dia a dia profissional.
A ministrante será a doutora em Neuropsicologia Clínica, pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e mestre em Neurociências e Comportamento, pela Universidade de São Paulo (USP), Josiane Cecília Luzia. Ela é professora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), parceira da SMRH. Essa será a segunda oficina realizada por Luzia, dentro do Programa de Atenção ao Servidor – RH Cuidando do Servidor.
Conforme explicou a doutora em Neuropsicologia Clínica, Josiane Cecília Luzia, durante a palestra serão repassados conteúdos sobre os comportamentos empáticos e os fatores neurobiológicos e sociais da empatia. Além disso, a palestrante falará sobre como desenvolver esses comportamentos, a importância de ser empático na comunicação, especialmente no local de trabalho e durante a pandemia vivenciada atualmente.
“Em função das atividades estarem no formato on-line, enviamos um questionário para os participantes com o objetivo de proporcionar momentos de autoconhecimento e de reflexão sobre os comportamentos empáticos. A intenção é oportunizarmos a sugestão de conteúdos sobre a temática, para que possamos contemplar as expectativas e dúvidas dos servidores municipais da Prefeitura de Londrina. E durante a palestra serão veiculados vídeos ilustrativos sobre o assunto”, contou a palestrante.
A oficina faz parte do Programa de Atenção ao Servidor – RH Cuidando do Servidor, que está em sua terceira atividade. A primeira aconteceu no dia 7 de maio, com a participação da psicóloga Camila Kauan Menezes Zulian, abordando a motivação e o engajamento profissional. Já o segundo encontrou foi realizado no dia 28 de maio, sobre comportamento assertivo. Nele, foram abordados os benefícios da comunicação assertiva, como a diminuição do estresse no local de trabalho, da ansiedade para a tomada de decisões, do nervosismo, de conflitos e de frustrações.
O Programa de Atenção ao Servidor – RH Cuidando do Servidor tem parceria com a UEL, que oportuniza o estágio na área de saúde para os alunos do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, sob a supervisão da professora Josiane Cecília Luzia. Por isso, participarão também as estudantes de Psicologia da UEL: Giovanna Nogueira Savolet, Leticia Crecca e Mariana de Oliveira Galves. Com a atividade, elas colocam em prática o que aprenderam sobre o desenvolvimento e aperfeiçoamento do autocuidado, do autoconhecimento e do gerenciamento de comunicação assertiva e empática.
Mais informações podem ser obtidas com a assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, 3372-4036.