Cidadão

Prefeitura conclui participação em curso sobre eficiência na gestão pública

Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas terá encerramento transmitido ao vivo pelo Youtube, nesta terça-feira (13)

A Prefeitura de Londrina concluiu sua participação na Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas. Para encerramento do programa, nesta terça-feira (13), será transmitido um bate-papo entre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o senador Antonio Anastasia, sobre o tema “Reforma Administrativa: uma perspectiva positiva dos governos municipais e estaduais”. O encerramento é aberto ao público em geral e pode ser conferido pelo Youtube, neste link.

A Jornada foi uma iniciativa realizada pela Comunitas em parceria com a Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público. Dentre 60 prefeituras de todo país que se inscreveram para participar, apenas 12 foram selecionadas e Londrina foi uma delas. Na última sexta-feira (2), todos os participantes puderam apresentar seus projetos e programas desenvolvidos.

Com início das reuniões virtuais em março, a Jornada somou 13 encontros, todos com participação do Grupo de Trabalho da Prefeitura de Londrina: os secretários municipais de Governo, Alex Canziani, e de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci; mais as servidoras Liz Dayane Rodrigues e Darling Silvia Maffato.

Para o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, a participação da Prefeitura de Londrina no programa foi muito interessante e positiva para a cidade. “Tivemos a oportunidade de receber mentorias personalizadas, e integrar um grupo com prefeituras de grande porte, como São Paulo, Campinas e Uberlândia. Foi muito interessante para nosso aprendizado, permitindo inclusive o avanço de atividades que já estávamos desenvolvendo. A experiência da nossa Escola de Governo, por exemplo, despertou interesse de várias outras cidades, que querem vir a Londrina para conhecer o trabalho”, citou.

Canziani parabenizou todo o Grupo de Trabalho pela atuação durante o programa. “E, também, o prefeito Marcelo Belinati, por estimular os servidores a buscarem parcerias como essa”, acrescentou.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, destacou o diferencial da Jornada em reunir profissionais que atuam nas prefeituras para uma troca de desafios e experiências exitosas. “Compartilhar essas informações entre municípios é mais interessante porque as prefeituras estão sujeitas a normativas que, muitas vezes, são formuladas sem conhecer a realidade de quem irá, efetivamente, executar. Estamos suscetíveis a isso, e nessa oportunidade de aprender tivemos acesso a soluções já aplicadas”, disse.

Segundo Bellusci, as mentorias, reuniões coletivas e oficinas foram inovadoras, abordando conceitos e legislações atualizadas; o que permitiu o surgimento de novos projetos. “Alguns já foram implementados de forma piloto pela SMRH, como a filosofia baseada no 5S, e que pretendemos ampliar. Outras questões abordadas, como o Programa de Desenvolvimento de Líderes e as formas de promoção, agregaram e trouxeram mais fomento aos nossos projetos. Nosso próximo passo será continuar compartilhando informações, e implementar esses projetos no Município, saindo do piloto para a institucionalização”, antecipou.

Uma das integrantes do GT, a administradora Liz Dayane Rodrigues, reforçou o ganho de conhecimento proporcionado pela participação na Jornada. “Houve também maior integração das secretarias de Governo e Planejamento com os projetos na área de Recursos Humanos, bem como união da equipe no estudo da legislação correlata”, afirmou.

Para a diretora de Orçamento da SMOPT, Darling Silvia Maffato, o contato com as experiências de outras cidades, grandes e pequenas, foi o principal resultado do programa. “Quando fui comunicada que participaria da Jornada, a expectativa era de uma reforma administrativa para ajustarmos algumas questões estruturais. No entanto, no decorrer do processo, optou-se por ações na área de gestão de pessoas. Tenho certeza que todos os participantes tiveram a oportunidade do aprendizado”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos