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ASK é reestruturada e se torna Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD)

Novo modelo de negócios inicia a reestruturação, para atender à Lei nº 12.912/2019, e prevê a execução de atividades relacionadas às áreas de Smart City e GOV Inteligente, entre outras

A antiga ASK Contact Center está sendo reestruturada e se tornou a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), em atendimento à lei n° 12.912/2019, que possibilitou, a partir de julho de 2021, a desvinculação da empresa da Sercomtel Telecom (em dezembro de 2020, foi privatizada). As alterações no modelo de negócios da organização preveem que o serviço de call center será sua atividade meio, e não mais o produto principal. Isto foi acelerado devido a finalização do contrato com a Sercomtel Telecom a partir de julho deste ano.  Além disso, a CTD passará a abarcar, também, outras atividades estratégicas na área de tecnologia (leia mais abaixo).

A reestruturação é baseada em estudos realizados pela própria companhia, assim como no diagnóstico de viabilidade e no trabalho de consultoria executados pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL). Os projetos foram desenvolvidos com ênfase no alinhamento entre a estratégia organizacional, as práticas gerenciais, as tendências mercadológicas e tecnológicas, os interesses dos stakeholders e a gestão de riscos. Durante as pesquisas, dez empresas estatais similares foram consultadas, assim como cinco que atuam com fornecimento de software. Além disso, a Prefeitura de Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Iluminação também colaboraram para identificar futuros produtos e serviços que poderão ser prestados e desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento.

A nova configuração planejada para a CTD prevê que o órgão atue como coletor de dados, transformando-os em informações que possam balizar gestores públicos para a tomada de decisões assertivas para a elaboração de políticas públicas. Com essa reestruturação, haverá também uma mudança no perfil dos funcionários, já que as atividades serão voltadas para a área de tecnologia e desenvolvimento.

Imagem: Divulgação

Novos serviços –  Em seu novo perfil, a Companhia poderá trabalhar nos eixos de “Smart City (Cidade Inteligente)” – utilizando a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas – e “GOV Inteligente”, apoiando a transformação digital da prefeitura e demais órgãos públicos. Além disso, a CTD também pretende atuar nos eixos de “Conexão”, visando promover a comunicação e relacionamento da administração pública com os usuários de seus serviços; “Sob Medida”, que atenderá a demandas personalizadas da administração pública, com foco em equipamentos de hardware e software para suporte às operações e à gestão de atividades da organização; e “Suporte Gerencial/ADM”, que  contemplará a prestação de serviços para a administração pública especializada (Compliance, Tecnologia da Informação e Governanças).

Histórico –  Desde 1999, a ASK realiza o fornecimento de serviços de Call Center. A empresa, que está completando 22 anos, começou com duas filiais, sendo uma em São Leopoldo, que encerrou suas atividades em 2010, e outra em Curitiba, cujo encerramento das atividades está em fase final.  Em 2011, a ASK passou a ser gerida pelo poder público. Três anos depois, iniciou a prestação de serviços para a Sercomtel Iluminação. Em 2016, a ASK alterou seu nome para Sercomtel Contact Center, mantendo o Call Center como produto principal. Três anos depois, foi autorizada a criação da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD). Neste cenário, foram iniciados os estudos para a sua reestruturação.

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