Carretas do Conhecimento forma mão de obra qualificada para o mercado de trabalho
Alunos conquistam diploma de instalação e manutenção de ar-condicionado; projeto do Governo do Estado conta com apoio da Prefeitura

A noite de ontem (28) foi marcada pela conquista de 14 londrinenses que buscaram a formação profissional. O projeto ‘Carretas do Conhecimento’ formou a turma de instalação e manutenção de ar-condicionado e a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) esteve presente na cerimônia de formatura.

A solenidade marcou o término da qualificação, respeitou todos os critérios de saúde e contou apenas com a presença dos formandos. Os alunos tiveram uma formação completa, com parte teórica e técnica. Agora, eles chegam ao mercado de trabalho preparados para inserção profissional e para empreenderem. “Ficamos muito honrados em participar desse projeto, que abre as portas para os cidadãos londrinenses. Participar dessa oportunidade tão especial, acompanhar todo o curso e poder ser parte da conquista, é muito gratificante para a Prefeitura de Londrina”, disse a gerente de qualificação da SMTER, Lusenir Oliveira, que agradeceu a confiança dos parceiros.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado (Sejuf), sendo executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da SMTER. O objetivo é formar mão de obra qualificada no Paraná.
A chefe regional da Sejuf, Deise Tokano, explicou que, devido à pandemia, o curso precisou ser adaptado e, por isso, parte da formação foi realizada em ambiente virtual, o que não diminuiu a qualidade técnica dos formandos. “Conseguimos superar os obstáculos e estamos comemorando a formatura dos alunos com muito orgulho. O Carretas do Conhecimento formou milhares de trabalhadores desde sua criação e é um instrumento importantíssimo de inserção profissional e social”, comemorou Tokano.

O coordenador de ensino do Senai, Victor Cunha, agradeceu aos profissionais por terem escolhido o Senai para se qualificarem. “A partir de hoje, os alunos contam com o selo do Senai e levam as marcas da Prefeitura de Londrina e do Governo do Estado nas suas vidas profissionais. Nosso programa de gratuidade tem alcançado centenas de trabalhadores e contribuído para formar mão de obra qualificada na cidade”.
Emerson Florindo é um dos formandos da turma e fez questão de agradecer aos professores. Ele projeta as próximas etapas e comenta o que achou do curso. “O curso foi excelente. Nós aprendemos muito e, agora, temos novas perspectivas profissionais. A refrigeração é um novo caminho que se abriu para mim. Essas oportunidades são fundamentais para que a gente adquira novos conhecimentos”, disse o formando.