Fundação de Esportes realiza live sobre primeiros socorros
Intenção é ensinar as noções básicas e as técnicas que podem ser usadas para ajudar em situações de engasgo ou afogamento

Na próxima quarta-feira (4), a partir das 9h30, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) realizará uma live sobre “Noções Básicas de Primeiros Socorros”, com a participação do Corpo de Bombeiros de Londrina. Durante a atividade, os tenentes Luana e Justino, ambos do Corpo de Bombeiros, falarão sobre a obstrução das vias aéreas e sobre a parada cardiorrespiratória. A live será transmitida pelas redes sociais da FEL. Quem quiser acompanhar pode acessar o site https://linktr.ee/fellondrina.
O objetivo é mostrar na prática como as pessoas devem agir diante de situações de afogamento ou engasgo. Isso porque, durante o engasgo grave, por exemplo, a vítima não consegue falar, tossir ou emitir ruído respiratório, porque não consegue respirar. Para ajudá-la é necessário agir rapidamente, evitando que a obstrução das vias aéreas cause a morte. Para ensinar às pessoas como agir, os tenentes bombeiros mostrarão o que deve ser feito, por meio do uso de bonecos.
Conforme explicou o assessor de eventos da FEL, Sandro dos Santos, anualmente, os profissionais da FEL realizam essa palestra para os estagiários, funcionários e professores de Educação Física. “É um tema bem aberto e sempre fazemos essa palestra aqui na FEL. Agora, estamos abrindo para a comunidade. Eu tenho um exemplo em casa, porque meu filho quando era pequeno engasgou mamando e tivemos que fazer a manobra para poder socorre-lo”, contou o assessor.
Para a presidente da FEL, Marcelo Oguido, a realização da live é uma parceria muito bem-vinda entre a FEL e o Corpo de Bombeiros, principalmente por causa da relevância do assunto. “É um tema importantíssimo para todos, porque em casos de engasgo e afogamento é preciso agir rápido, de forma imediata. Mas, para isso é preciso ter conhecimento e noções básicas do que fazer e como agir e isso será mostrado na live”, disse.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente da FEL, Marcelo Oguido, pelo 3372-9191.