Cidadão

Prefeito entrega as obras da nova rua Gino Tamiozzo nesta quarta-feira

Agora mais acessível, segura e adequada, a nova rua facilitará a vida dos moradores; trabalhos incluíram novos sistemas de drenagem e iluminação, pavimentação, calçadas, ciclovia, arborização e outras melhorias

Na região norte de Londrina, a comunidade do Conjunto Novo Amparo passa a contar com uma via totalmente reconstruída pela Prefeitura, e cujas melhorias eram esperadas pelos moradores dessa área há 40 anos. Nesta quarta-feira (4), às 10h, o prefeito Marcelo Belinati vistoria e faz a liberação oficial das obras de infraestrutura completa e asfalto da nova rua Gino Tamiozzo, que terá o trânsito aberto ao tráfego de veículos.

Secretários municipais, autoridades da cidade e lideranças do Novo Amparo devem estar presentes no ato simbólico de entrega, que irá ocorrer no cruzamento da rua Gino Tamiozzo com a avenida Angelina Ricci Vezozzo.

Foto: Emerson Dias

A ampla revitalização transforma o cenário dessa via urbana, que antes estava abandonada e acumulava problemas crônicos, como a via sem asfalto. Para proporcionar mais mobilidade, com uma rua mais acessível, segura e confortável, a Prefeitura implantou infraestrutura com sistema de drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica, construção de calçadas, meio-fio e sinalização horizontal e vertical. Outras intervenções são o novo sistema de iluminação pública em LED, áreas de passeio com elementos de acessibilidade, ciclovia, arborização, gramado, entre outras adaptações.

A obra possibilita maior integração entre a população do Novo Amparo, Farid Libos, Moema, Santa Luzia e adjacências, às vias que levam até a região central da cidade, por meio da BR-369. Ao todo, o investimento do Município foi de cerca de R$ 1,9 milhão. Os serviços foram executados pela Obra Prima Engenharia Ltda, vencedora de licitação.

Desde a década de 1980, a população do bairro esperava por infraestrutura adequada na Gino Tamiozzo. A rua, também utilizada como rota do transporte coletivo na abrangência do bairro, antes não contava com escoamento de água efetivo, e os alagamentos eram recorrentes em dias de chuva, causando grandes transtornos aos moradores.

Foto: Emerson Dias

Além disso, uma significativa parte do trajeto também não possuía pavimentação, e o piso era repleto de buracos, deformações e irregularidades, dificultando o acesso de trabalhadores e estudantes. Em diferentes etapas, a obra precisou realizar demolições, escavações mecanizadas e outros processos pesados, até a aplicação do novo asfalto.

Uma outra intervenção foi a demolição de um muro existente na via, próximo à sede da Epesmel, para criação de um novo desvio. A extensão da rua Gino Tamiozzo, que antes se ligava diretamente com a BR-369, agora se conecta com a avenida Angelina Ricci Vezozzo, de onde os motoristas e pedestres também podem acessar a via que foi revitalizada, melhorando o fluxo de veículos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos