Guarda Municipal reforça patrulhamento preventivo em unidades escolares
Os guardas estão acompanhando a entrada e a saída dos alunos e interagindo com a população sobre os projetos da Secretaria de Defesa Social

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) e da Guarda Rural, está intensificando a presença dos agentes durante os períodos de entrada e saída dos alunos da Rede Municipal de Educação, na área urbana e nos distritos rurais. A ação tem como principal objetivo garantir a segurança de toda comunidade escolar durante o período de volta às aulas presenciais na rede.

De forma intercalada, as equipes de guardas municipais, divididas por regiões, realizam pontos base (PB) em frente às escolas nos horários de entrada e de saída dos estudantes. Os agentes estão aproveitando a oportunidade para interagir com a população, sobre o projeto Informar para Proteger, da Secretaria de Defesa Social, entregando um panfleto com o número de emergência 153 da GM e com dicas de segurança para tornar a escola mais protegida.

Monitorar para Proteger
A SMDS desenvolve o projeto Monitorar para Proteger, que objetiva proteger todas as escolas municipais por meio de um dispositivo conectado à central de monitoramento (GCOM) da Guarda Municipal de Londrina. Ao todo, a central monitora, através de alarmes e câmeras, 91 unidades de ensino municipais.
Os projetos fazem parte do Plano de Segurança Municipal, elaborado pela Secretaria de Defesa Social, que indica investimentos em barreiras físicas e tecnológicas para tornar os prédios públicos mais seguros.