Encontro debate saúde da mulher em Londrina
Iniciativa comemorou o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna; evento contou com a participação de 80 profissionais da atenção básica
Para marcar o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, comemorado no dia 28 de maio, as Secretarias Municipais da Mulher e da Saúde e a Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Municipal de Saúde promoveram, na última sexta-feira (27), o III Encontro “ A Saúde da Mulher no Ciclo da Vida “.
De acordo com a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, a proposta é sensibilizar o público sobre a importância de considerar as especificidades de gênero na discussão sobre a assistência à saúde. “Os profissionais e as pessoas que atuam na formulação e no acompanhamento das políticas de saúde devem estar atentos para as particularidades de cada grupo. Sabemos, por exemplo, que as mulheres negras estão mais suscetíveis à hipertensão, um dos principais fatores da gravidez de risco”, disse.
O evento, realizado no auditório do Hospital Zona Sul, reuniu lideranças femininas e mais de 80 profissionais da atenção básica, entre enfermeiras e agentes comunitários de saúde. A primeira palestra foi ministrada pela profª Marta Carvalho, enfermeira e docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela abordou a atenção integral à saúde da mulher, mostrando as questões socioculturais e os determinantes de gênero e como fatores de vulnerabilidade e de risco à saúde.
Entre outras questões, a palestrante comentou sobre a relação entre a subordinação de gênero e os agravos à saúde da mulher, destacando as situações de vulnerabilidade e risco como a dupla jornada, a violência doméstica, a baixa autoestima e a falta de autonomia das mulheres.
Na sequência, a profª Evanira Chiquetti, enfermeira e docente do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), falou sobre a assistência ao parto, destacando as diversas fases que envolvem a gestação, a importância da orientação e preparação da gestante e as condições necessárias para um parto seguro e humanizado.




