Cidade

Saúde entrega certificado de amamentação para UBS do San Izidro

Unidade foi certificada pelo Ministério da Saúde, pela Rede Amamenta Brasil; entrega para UBS é uma forma de reconhecimento ao trabalho dos funcionários

A Secretaria Municipal de Saúde entrega amanhã (17), o certificado de reconhecimento do Ministério da Saúde, da Unidade Básica de Saúde do San Izidro, que integra a Rede Amamenta Brasil. A entrega será realizada na própria UBS, com a presença dos funcionários, às 11h.

Três UBS de Londrina obtiveram reconhecimento do Ministério Público, no dia 9 de maio. Para que a unidade de saúde fosse certificada, elas cumpriram os seguintes critérios: participação de, no mínimo, 80% da equipe na Oficina de Trabalho em Aleitamento Materno; monitoramento dos indicadores de aleitamento materno daquela unidade; concretização de pelo menos uma ação pactuada no fim da oficina e fluxograma de atendimento à mãe no período da amamentação.

Como na data, alguns funcionários não puderam estar presentes na solenidade, a Secretaria de Saúde está entregando para cada UBS o certificado. A Secretaria fornece para os funcionários um coffe break em agradecimento ao trabalho desenvolvido.

“A entrega da certificação com a presença de todos os funcionários da UBS é em reconhecimento ao trabalho executado pelas equipes, que garantiram a certificação”, destacou a enfermeira e coordenadora do Comitê de Aleitamento de Londrina e responsável técnica pelas ações de aleitamento materno e nutrição do município, Lilian Poli de Castro.  Ela disse também que a entrega dos certificados é uma forma da Secretaria parabenizar os funcionários pela conquista.

Estarão presentes na entrega da certificação assessores da diretoria de Ações em Saúde e tutores da Rede Amamenta Brasil.

As unidades de Saúde do Piza e da Warta também foram certificadas pelo Ministério da Saúde. A entrega da certificação para os funcionários da unidade do Piza foi na quarta-feira passada (8) e o certificado da UBS da Warta foi entregue hoje, pela manhã.  

Funcionamento

A Rede Amamenta Brasil trabalha na capacitação de profissionais da saúde, com a promoção de oficinas de formação de tutores em aleitamento materno. Depois, esse tutor coordena oficinas sobre a prática do aleitamento nas unidades básicas de saúde. E também pactua ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, de acordo com a realidade de cada local.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos