Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza pré-conferência amanhã (15)
O tema abordado será o cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência em Londrina; a VII Conferência Municipal será realizada no dia 30 de outubro

Nesta sexta-feira (15), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) realiza uma pré-conferência para debater o cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência em Londrina. O evento irá ocorrer de forma presencial, a partir das 14h, no auditório da Unicesumar campus Londrina, localizada na Avenida Santa Mônica 450. Este encontro antecede a VII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que erá realizado no dia 30 de outubro, em local a confirmar.
A pré-conferência terá a abertura com a presidente do CMDPD, Ghislaine Teixeira da Silveira, que fará a apresentação do Conselho, além da análise e explicação das propostas, para a realização dos debates dos temas relacionados às políticas públicas de atendimento à pessoa com deficiência.
Ao todo, 70 pessoas se inscreveram para participar desta pré-conferência. Também estarão presentes os convidados do poder público, conselheiros e entidades civis de Londrina. Serão abordados e discutidos quatro eixos temáticos estabelecidos para a VII Conferência Municipal, que na atual edição traz o tema “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência – Construindo uma Londrina Inclusiva”. Os eixos abordados também valem para a V Conferência Estadual, que ocorrerá em dezembro deste ano.
Para isso, cada segmento participante deverá apresentar até dez propostas para cada um dos seguintes eixos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurada a participação das pessoas com deficiência; Acesso das pessoas com deficiência para a construção das Políticas Públicas; Financiamento das políticas públicas para a pessoa com deficiência; Acessibilidade e tecnologia assistiva.