Defesa Social informa balanço da GM no feriado prolongado em Londrina
Centrais telefônicas da instituição funcionam todos os dias, 24 horas, pelos números 153 (GM) e 199 (Defesa Civil)

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, informa o balanço das principais atividades desenvolvidas pela instituição, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, período de feriado prolongado referente à data de Finados.

As equipes da GM intensificaram o patrulhamento preventivo pelo Terminal Rodoviário devido ao aumento do fluxo de passageiros, e inclusive por todos os cemitérios municipais e particulares das áreas urbana e rural, a fim de garantir a segurança da comunidade.
Violência contra mulher
No início da noite de sexta-feira (29), a Guarda Municipal foi chamada para atender uma denúncia de violência contra mulher em uma praça pública localizada nas proximidades da UPA Centro-Oeste. A equipe da GM foi até o local indicado pela denúncia, porém o suspeito saiu correndo, mas os guardas conseguiram abordar o homem a alguns metros do local da agressão. A vítima precisou ser hospitalizada por conta dos ferimentos. O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para delegacia de plantão.
Aifu
Durante a noite de sábado (30), a Prefeitura de Londrina, por meio da Defesa Social – via GM – e Secretaria de Fazenda, realizou uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). As equipes de fiscalização foram em quatro estabelecimentos e lavraram três autos de notificação e um auto de infração, este para um local que não apresentou alvará de funcionamento.
Importunação sexual
Por volta das 22h do último sábado (30), a Guarda Municipal foi acionada para ir até o Terminal Rodoviário de Londrina para atender uma ocorrência de importunação sexual. De acordo com o solicitante, ele estava segurando um homem suspeito de ter cometido o crime contra sua namorada.
No local, os guardas municipais entraram em contato com a vítima e ela relatou que o homem tinha praticado atos libidinosos e ejaculado em suas vestes enquanto ela dormia. Por conta do flagrante o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de plantão.
O crime de importunação sexual é tipificado pela Lei Federal 13.718/2018. O ato é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com o objetivo de satisfazer o próprio desejo sexual ou de terceiros. Em 2021, as equipes da instituição atenderam quatro casos de flagrantes.

Rua Paranaguá
Entre os dias 8 e 31 de outubro, as equipes da Guarda Municipal de Londrina realizaram diversas fiscalizações de trânsito em toda extensão da rua Paranaguá, região central, a fim de evitar aglomeração de pessoas e atos ilegais.
Durante o período, foram lavrados 204 autos de infração de trânsito pelas equipes da GM; 43 veículos recolhidos por flagrante de irregularidades na documentação (carros e motos); quatro pessoas detidas: (três homens presos por posse de duas armas de fogos e droga; um homem encaminhado à delegacia por desacato durante fiscalização e flagrante de posse de entorpecente maconha); 14 Termos de constatação por falta do uso de máscara; duas armas de fogo apreendidas em um veículo suspeito que passou pela blitz; 40 munições e 86 gramas de maconha apreendidas.

Tráfico de drogas
Na noite da última segunda-feira (1), enquanto realizava patrulhamento preventivo pela Escola Municipal Odésio Franciscon, região norte, a equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) abordou um homem que jogou um objeto no chão ao ver os guardas. Ao ser questionado pela equipe ele informou que pratica tráfico de drogas no local, e que escondia os entorpecentes em uma mata ao lado do prédio público.
Durante a abordagem e revista pessoal, os guardas encontraram uma porção de maconha em seu bolso. Posteriormente, foram localizadas 65 gramas divididas em várias porções contendo três tipos de entorpecentes (45g cocaína, 15g crack e 5g de maconha). Por conta do flagrante ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia da Polícia Civil.