Londrina recebe a primeira edição do JAPs Combate
Evento estadual de artes marciais vai reunir 1.400 atletas, de dez diferentes modalidades, em três dias de disputas; ideia do evento nasceu em Londrina

A primeira edição dos Jogos Abertos do Paraná de Lutas (JAPs Combate) será realizada em Londrina entre os dias 13 e 15 de novembro deste ano. Serão mais de 1.400 participantes em dez modalidades diferentes de lutas: boxe; capoeira; jiu jitsu; judô; karatê; kickboxing; kung fu; luta olímpica; muay thai; e taekwondo.
Todas as medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus serão seguidas no evento, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos participantes. Durante o JAPs Combate, também serão disputadas as modalidades de lutas dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs).
A iniciativa é inédita e a ideia do evento nasceu na Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que mobilizou a comunidade de artes marciais do estado e contou com o apoio da Paraná Esporte para viabilizar o evento. A realização do JAPs Combate é do Governo do Paraná, por meio da Paraná Esporte, e da Prefeitura de Londrina, por meio da FEL.

São quatro locais na cidade que irão receber os Jogos durante os três dias: o ginásio do Jardim Bandeirantes; o ginásio do Colégio Londrinense; o ginásio do Sesc Norte; e o ginásio do Colégio Vicente Rijo. Já a Escola Municipal de Artes, em Cambé, recebe a luta olímpica na segunda-feira (15). Toda a cobertura do evento será feita nas redes sociais da Fundação de esportes. A FEL está presente no Facebook e no Instagram com o @fellondrina.
Para o presidente da FEL, Marcelo Oguido, reunir tantas modalidades em um único evento é uma forma de aumentar a visibilidade das artes marciais. “A cada dia, mais pessoas se interessam pelas artes marciais. O MMA atraiu muitos olhares para as lutas e, cada vez mais, cresce o número de praticantes das diferentes modalidades. O JAPs Combate vem num momento especial e, além de ser uma grande festa, fortalece muito a comunidade esportiva das artes marciais”, comemorou.
“Estamos muito felizes em sediar essa primeira edição de JAPs Combate. Nos últimos anos, Londrina realizou todos os grandes eventos esportivos estaduais: Jogos Abertos; Jogos da Juventude; e Jogos Paradesportivos. Sermos escolhidos pela Paraná Esportes para ser o berço de mais um grande evento é motivo de muito orgulho e uma confirmação de que Londrina é referência no esporte paranaense”, pontuou Oguido.