Cidadão

Prefeitura de Londrina realiza sensibilização sobre surdez para servidores

Líderes, gestores e servidores serão conscientizados sobre a importância da inclusão e da melhoria no atendimento às pessoas com deficiência; inscrições já estão abertas

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), realizará a capacitação gratuita “Escuta empática: uma sensibilização sobre a surdez”, na próxima segunda-feira (22), das 14h às 17h. As inscrições já estão abertas e a ação será realizada no auditório da Universidade Pitágoras/Unopar, Campus Catuaí (R. Edwy Taques Araújo, 1100). A iniciativa é voltada para todos os servidores municipais.

Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, o objetivo da sensibilização é que o servidor se conscientize sobre a realidade das pessoas com níveis de baixa audição, tanto os seus pares de trabalho, quanto os cidadãos. “Com isso, líderes, gestores e servidores em geral serão sensibilizados sobre a importância da inclusão e da melhoria no atendimento às pessoas com deficiência e, em um primeiro momento, sobre a surdez”, afirmou.

Na Prefeitura de Londrina há 10 servidores com algum nível de deficiência auditiva e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, essa deficiência está presente em mais de 5% da população londrinense.

Para participar da sensibilização é necessário fazer inscrição pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo de Londrina (EGL), com a chave de inscrição EES-2021, aqui. Foram abertas 500 vagas e o curso terá carga horária de três horas. Os participantes receberão certificação pela EGL.

Na sensibilização serão abordados os seguintes temas: deficiência auditiva versus surdez; desmistificando a língua de sinais; cultura e comunidade surda; princípios norteadores da comunicação em libras. A palestrante será a fonoaudióloga Sandra Malzinoti Vedoato, especialista em Educação Especial: Educação Bilíngue para Surdos – Libras/Língua Portuguesa. Vedoato também possui certificação, pelo Ministério da Educação (MEC), de Proficiência para Tradução/Interpretação e Ensino da Libras – Níveis Médio e Superior, e também é mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, no 3372-4061.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos