Prefeitura concede uso da Casa da Amizade aos rotarianos de Londrina
Assinatura do documento permite que a Associação de Rotarianos de Londrina utilize o espaço para ações socioassistenciais

Na manhã desta terça-feira (31), o prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete a visita dos membros da Associação de Rotarianos de Londrina (Arolon). Na oportunidade, o prefeito assinou o termo de permissão de uso de bem público da Casa da Amizade, que fica na Avenida Harry Prochet, 1.025.

Agora, os integrantes dos grupos de rotary de Londrina têm a permissão de uso de um espaço para o funcionamento da fundação rotária, que é a Casa da Amizade. Nela, eles poderão promover as ações de cunho social e assistencial que atendam ao interesse público, sendo proibidos de utilizar o imóvel para fins comerciais, políticos ou particulares. O espaço também deve servir a fins beneficentes e, por isso, poderá receber ações de angariação de fundos para a manutenção das atividades socioassistenciais.
A permissão começa a valer a partir da assinatura de hoje e vigorará por tempo indeterminado. “Foi um longo trabalho realizado dentro da Prefeitura de Londrina, que demandou muito diálogo, saber ouvir e dedicação de todos. Acredito que a história de Londrina caminha junto com a história do Rotary, que tanto faz pela nossa cidade. Por isso, sou muito grato a todos os rotarianos. A cessão de uso da Casa da Amizade é um reconhecimento da Prefeitura, por tudo que os clubes têm feito por Londrina”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

Para o presidente da Associação dos Rotarianos de Londrina (Arolon), Paulo Pimenta, a cessão do espaço é algo muito esperado por todos que integram a associação, visto a necessidade de se seguir as normas legais que permitiram a assinatura do termo de cessão. “Temos que agradecer ao prefeito Marcelo Belinati, porque ele está nos dando um voto de confiança ao assinar esse documento que concede o direito de uso da Casa da Amizade”, afirmou.
Já o governador do Distrito 4710, Paulo Roberto Bala, lembrou que o trabalho do grupo se representa na Casa da Amizade, pois já era um espaço muito utilizado pelos membros dos grupos. “A Casa da Amizade representa a união e a amizade, porque os principais eventos aconteciam ali. Agora, estamos em um novo momento e queremos agradecer ao trabalho dedicado que os servidores da Prefeitura de Londrina têm feito e ao prefeito por nos conceder o uso”.
Sobre o assunto o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva, explicou que os trâmites da cessão do espaço foram longos, porque era necessário seguir as leis e as normas referentes ao assunto, para que não houvesse problema no futuro. Assim, passo a passo as questões burocráticas foram se alinhando, para um bom desfecho. “Fomos examinando todas as questões que envolviam a área e foi necessário realizar alguns ajustes. Mas, acredito que, de decisão em decisão correta, conseguimos chegar a um bom resultado. Agora, o Rotary está com a diretoria organizada e conseguimos ceder o uso da Casa da Amizade para eles”, explicou.

O ex-governador do Rotary de Londrina, Severo Canziani, agradeceu ao secretário municipal de Governo, Alex Canziani, que esteve presente no encontro e articulou a reunião desta terça-feira. O secretário de Governo foi um dos articuladores do grupo nas reuniões referentes ao uso do espaço. “O Alex Canziani é um homem público diferenciado, que procura resolver as demandas e unir as pessoas. Sempre se colocou à disposição para debatermos o assunto e procurou solucionar o problema de forma tranquila e agradável. Nós agradecemos a ele e aproveitamos para convidarmos o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, para fazer parte do Rotary”, chamou o ex-governador do Rotary.
Durante a assinatura, as autoridades trocaram presentes e o grupo convidou o prefeito e os secretários municipais presentes para comparecerem em um jantar natalino, que acontecerá no dia 17 de dezembro, com a presença de um coral alemão. Atualmente, Londrina conta 14 Rotary Clubes.