Cidadão

Projeto Pluricoisadas lança videopoesia “Folhas da Resistência” neste sábado

A produção é o quarto e último lançamento feito por meio dessa iniciativa; evento final do projeto on-line também terá exibições dos vídeos anteriores e bate-papo com os grupos e artistas participantes

Encerrando o ciclo do Projeto Pluricoisadas, que conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), será lançada neste sábado (18), às 20h, a última videopoesia produzida para essa iniciativa, intitulada “Folhas da Resistência”. A transmissão será pelo canal do YouTube do Pluricoisadas. O vídeo foi realizado com as artistas Karen Debértolis e Ligia Braga, a MC Cleópatra, articulando hip hop e poesia falada.

O poema que costura o vídeo foi criado coletivamente pelas artistas, e traz imagens do cotidiano que contrastam urbano e natureza, ancestralidade e contemporaneidade, luta e resistência, imagens que atravessam fazeres artísticos compromissados com o presente. Para a videopoesia foi elaborada uma trilha sonora por Gabriel Kruczeveski, parte da equipe do projeto.

Neste mesmo dia, irá ocorrer o evento de encerramento do projeto, realizado virtualmente, no canal do youtube do Pluricoisadas. Além do lançamento da última produção do projeto, serão exibidas as demais videopoesias produzidas, além de uma conversa entre os artistas envolvidos.

A equipe do Projeto conta com Lucas Godoy e Fagner Bruno de Souza no audiovisual, Gabriel Kruczeveski, na trilha e edição de som, Rafael PS na arte visual, Rafael Avancini e Herbert Proença na produção. Além da equipe, o bate-papo terá participação dos grupos e artistas que fizeram parte dos vídeos.

Foto: Lucas Godoy / Divulgação

Outra atração do evento será uma Mostra de Videopoesias, com exibição de experimentos vídeo-poéticos enviados para o projeto, através de um chamamento feito nas redes sociais, para que artistas compartilhassem suas criações em vídeo, texto, corpo, imagem, som. Estes vídeos serão exibidos no mesmo canal do Youtube, onde também se encontram todos os materiais produzidos nessa trajetória do Pluricoisadas.

Antes do último lançamento, já haviam sido publicadas três videopoesias pelo projeto. A primeira, “Silêncio que eu não”, foi realizada com a Cia. Teatro de Garagem; asegunda, “Distância”, com a banda Caburé Canela; e a terceira com as artistas Flavia Verceze e Karina Silva – donaká, chamada “Okupa palavra”. Os três vídeos já estão disponíveis nos canais do projeto.

O Projeto Pluricoisadas começou como uma inquietação, que mobilizou desejo de experimentação. A vontade de flertar com a poesia em suas várias faces, pela poesia-vídeo, poesia-música, poesia-rima; pela poesia-ritmo-audiovisual, pela poesia-teatro, pela poesia-imagem, pela poesia-som. O projeto previu a criação de quatro videopoesias, cada uma com um grupo de artistas diferente.

Texto: N.Com com informações da assessoria de imprensa do projeto

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos