Cidadão

Prefeitura orienta sobre intervalos para doses de reforço contra a Covid-19

População em geral recebe a terceira dose quatro meses após a segunda; para gestantes e puérperas, são recomendados cinco meses de prazo

Para continuar protegendo os londrinenses do contágio e complicações causadas pela Covid-19, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orienta a respeito das doses de reforço. A vacinação contra Covid-19 engloba um cronograma de duas doses para os imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Comirnaty/Pfizer, ou dose única de Janssen.

Com o surgimento de variantes do vírus, o esquema vacinal foi ampliado com as doses de reforço, que aumentam a resposta imunológica contra o novo coronavírus. Dessa forma, passou a ser ofertada a terceira dose, inicialmente aos grupos prioritários e, agora, para a população em geral.

Foto: Emerson Dias / NCom

E desde ontem, segunda-feira (20), a SMS anunciou que a terceira dose será aplicada em toda população com 18 anos ou mais quatro meses após a data da segunda dose. Quanto à Janssen, a segunda dose está sendo realizada com um intervalo de dois meses, em pessoas com 45 anos e acima.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a aplicação da terceira dose é uma etapa importante e que, com a redução do prazo de cinco para quatro meses no público geral, vai permitir um grande avanço. “A população precisa ficar atenta com essas alterações de prazo. Temos observado um processo muito dinâmico nos últimos dias, pelo Ministério da Saúde, com diminuição e alteração de prazos, então as doses de reforço agora estão voltadas à população maior de 18 anos, que tenha tomado a segunda dose há mais de quatro meses”, frisou.

Foto: Ari Dias – Agência Estadual de Notícias (AEN)

A aplicação das vacinas de reforço seguem a Nota Técnica do Ministério da Saúde, que também recomendou que gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto, as puérperas, recebam o reforço cinco meses após a segunda dose. O documento traz ainda a observação de que os pacientes imunocomprometidos terão uma quarta dose, quatro meses após a terceira.

São considerados imunocomprometidos as pessoas que estão em tratamento de quimioterapia para câncer; que vivem com HIV; transplantados de órgãos sólidos ou células tronco em uso de imunossupressores; pacientes que utilizam doses altas de prednisona (corticoide) por 14 dias ou mais; pacientes em hemodiálise; pessoas com doenças intestinais inflamatórias ou que tenham imunodeficiência primária grave.

Machado complementou que a alta cobertura da terceira dose é uma medida importante para a proteção contra a Covid-19 em toda cidade. “É muito importante ter uma boa adesão à dose de reforço dentro da população geral, para não corrermos nenhum risco de alteração no cenário epidemiológico em relação à Covid-19. O que nos trouxe esse cenário relativamente tranquilo é justamente o avanço da vacinação, e não podemos perder isso de vista. Fizemos parcerias com a sociedade civil, temos procurado e aplicado diversas alternativas para mobilizar a população, conscientizar que a pandemia ainda não acabou, para proteger todo cidadão com o objetivo de que ninguém fique para trás. E, para atingir isso, temos nos organizado de forma única em todo país”, concluiu.

Para receber as doses de reforço, basta acessar o site exclusivo no Portal da Prefeitura de Londrina, e conferir pelo número do CPF se o intervalo foi atingido. Após a confirmação, selecionar uma dentre as seis salas de vacinação Covd-19 disponíveis (Centro de Imunização da Zona Norte e Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ouro Branco e Vila Casoni) e reservar o dia e horário. Ao comparecer para o atendimento, é preciso ter em mãos um documento de identificação com foto mais a carteira de vacinação, preenchida com as datas da primeira e segunda doses (ou dose única).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos