Defesa Social divulga principais atendimentos e ocorrências do final de semana
Registros incluem ocorrências da Patrulha Maria da Penha, flagrante de furto em prédio municipal, infrações de trânsito, entre outras
A Secretaria Municipal de Defesa Social informa o balanço das atividades prestadas e ocorrências atendidas pela Guarda Municipal entre os dias 30 de dezembro e 3 de janeiro de 2022.
Durante todo o final de semana, as equipes da Guarda Municipal intensificaram o patrulhamento preventivo pelos próprios públicos municipais decorados com objetivo de garantir a segurança das estruturas. As viaturas também reforçaram a presença na região dos lagos e demais áreas de lazer da cidade a fim de colaborar com a segurança dos munícipes.
No final da manhã de quinta-feira (30), a Guarda Municipal foi acionada pela central de emergência para comparecer em uma residência localizada no distrito de São Luiz e averiguar uma denúncia em que uma mulher estaria sofrendo agressões verbais por parte do companheiro.
Ao chegarem no local, os guardas encontraram agressor e vítima. A mulher confirmou a denúncia e informou ainda que as injúrias acontecem na presença de vizinhos. Diante do flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e as partes foram encaminhadas para a delegacia de plantão.
Veículo irregular
Enquanto realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da UBS Ouro Branco, zona sul, no final da tarde de quinta-feira (30), equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (Gepe) visualizou dois homens trafegando no sentido contrário da via com uma motocicleta sem farol, sem retrovisores e sem escapamento.
A equipe optou pela abordagem e identificou que o condutor e o garupa da motocicleta eram adolescentes. Além disso, o veículo apresentava sinais de adulteração do numeral do motor e chassi, e não possuía emplacamento. Os adolescentes foram apreendidos e encaminhados para delegacia e, com apoio do guincho, a motocicleta foi recolhida.
Réveillon
Durante o plantão noturno de sexta-feira (31), foram registradas 43 reclamações sobre fogos de artifício na Central 153 da GM e pelo aplicativo 153 Cidadão. As denúncias foram encaminhadas para a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).
Por volta das 21h de sábado (1°), uma equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (Gepe) realizava patrulhamento no cruzamento das ruas Benjamin Constant e Pernambuco, quando visualizou uma motocicleta sem placa e sem retrovisor.
O condutor foi abordado, porém não apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por conta do flagrante, os guardas lavraram três Autos de Infração de Trânsito e recolheram o veículo ao pátio municipal.
Furto em próprio público
No início da madrugada de domingo (2), um homem foi flagrado pelas câmeras de monitoramento do Centro de Artes e Esportes Unificados (Espaço CEU), Jardim Santa Rita, enquanto quebrava os vidros de uma janela e arrancava a armação do objeto. Imediatamente a Central de Monitoramento da Guarda Municipal enviou a viatura da área para verificar.
Durante patrulhamento ostensivo, o suspeito foi localizado em uma rua próximo ao local do crime e recebeu voz de abordagem. Em seguida, os guardas viram que o homem estava com ferimento no pé esquerdo por ter quebrado o vidro da janela. Ele foi encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol para receber atendimento médico e, posteriormente, foi apresentado na delegacia de plantão juntamente com o objeto furtado. O suspeito vai responder pelo crime de furto qualificado.
No ano passado, o homem envolvido nessa ocorrência já tinha sido detido diversas vezes pelo flagrante do crime de furto de fiação elétrica, em várias regiões da cidade.
Furto em linha férrea
No início da manhã de domingo (2) a Central de Emergência da Guarda Municipal recebeu uma denúncia de que um homem com uma marreta estaria arrancando placas que seguram os trilhos da linha férrea, embaixo da passarela do Conjunto Milton Gavetti, região norte.
Imediatamente a equipe que faz patrulhamento pela área foi acionada para verificar a situação e conseguiu abordar o suspeito com uma carriola contendo os objetos furtados. Havia dez placas de ferro pequenas, sete parafusos e várias ferramentas que foram utilizadas para extrair os objetos da linha.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para central de flagrantes da Polícia Civil. A Guarda Municipal também entrou em contato com a empresa responsável pela operação da linha para comunicar o fato e evitar transtornos futuros.
Droga apreendida
A equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Londrina foi acionada para prestar apoio ao Núcleo Regional da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), na manhã de segunda-feira (3), para verificar uma denúncia de tráfico de drogas nas imediações da Escola Municipal Elias Kauam, Conjunto Novo Amparo, zona norte.
Após a verificação no local indicado, os cães farejadores do GOC e Denarc localizaram 4,6kg de maconha escondidos em vários tambores. As substâncias foram encontradas em tabletes e algumas frações prontas para a comercialização. Diante do flagrante os objetos foram apreendidos e encaminhados para delegacia.
Tráfico de drogas
Por volta das 9h de segunda-feira (3) uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (Gtam) realizava patrulhamento preventivo pela Avenida Tiradentes e visualizou dois homens em atitude suspeita em uma motocicleta, sendo que um dos suspeitos carregava um volume na cintura.
Os guardas abordaram a dupla e conseguiram localizar aproximadamente 28 gramas de maconha, dois pinos de cocaína e R$5,00. Os homens receberam voz de prisão, diante do flagrante, e foram encaminhados para delegacia de plantão. A motocicleta que eles conduziam ficou apreendida pela autoridade policial.
Placa clonada
No início da noite de segunda (3) uma equipe Gtam da GM patrulhava preventivamente as imediações da UBS do Jardim Bandeirantes e abordou um condutor de uma motocicleta, que esboçou atitude suspeita ao ver os guardas.
O condutor não apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem a documentação da moto. Indagado sobre a procedência do veículo, o suspeito informou que tinha comprado ela sem documento.
Após consulta, os guardas municipais identificaram a existência de outra motocicleta com a mesma placa na cidade de Colorado, Paraná. Diante da constatação a equipe encaminhou o suspeito e a motocicleta para a delegacia de plantão.
Serviço
A Defesa Social reforça que as mulheres vítimas de violência doméstica, com ou sem medida protetiva, podem acionar a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal através do aplicativo 153 Cidadão, disponível para Android e iOS, e pelo telefone de emergência 153, que funciona 24 horas. Os canais acima também podem ser utilizados para receber outras denúncias, inclusive informações sobre a Defesa Civil.