Defesa Social divulga balanço de ocorrências atendidas nos últimos dias em Londrina

Na sexta-feira (7), a Guarda Municipal prendeu em flagrante homem suspeito de praticar assaltos na região da Gleba Palhano

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga os principais atendimentos e ocorrências atendidas entre os dias 4 e 9 de janeiro.

Tráfico de drogas

No final da noite de terça-feira (4), uma equipe do Grupe Especial de Pronto Emprego (Gepe) da Guarda Municipal, visualizou alguns homens em atitude suspeita nas proximidades do prédio da antiga Escola Municipal Anita Garibaldi, na zona leste.

Um dos suspeitos que estava em uma motocicleta fugiu ao ver a viatura. A equipe iniciou o acompanhamento utilizando sinais sonoros luminosos, e posteriormente realizou abordagem. Foram encontrados 14 pinos de cocaína em suas vestes, além de R$247,00 em notas trocadas. Os guardas vistoriaram a caixa de transporte da motocicleta e localizaram mais 68 pinos e R$19,95 em moedas.

O total da substância apreendida ficou em 61 gramas. Diante do flagrante, o suspeito, que utilizava tornozeleira eletrônica e responde pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

Além disso, durante a fuga, o homem trafegou com velocidade incompatível com a segurança da via, ultrapassou sinal vermelho e não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram lavradas autuações pelas infrações de trânsito cometidas. Os objetos e o suspeito foram encaminhados para a delegacia de plantão.

Mandado de prisão

No início da madrugada de quinta-feira (6), a Guarda Municipal recebeu denúncia de que alguns homens estariam tentando abrir um imóvel desocupado, localizado na rua Cajarana, nas imediações do Pronto Atendimento do Jardim Leonor. Imediatamente a central da GM enviou a viatura da área para verificar.

Os homens foram abordados, porém nada de ilícito foi encontrado. Após consulta no sistema, os guardas encontraram mandado de prisão em aberto em nome de um dos suspeitos, que foi encaminhado para a carceragem do Departamento Penitenciário (Depen).

Achado de entorpecente

A equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC) recebeu uma denúncia anônima no final da manhã de quinta-feira (6), enquanto realizava patrulhamento pelas imediações da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Chefe Newton, zona norte.

A denúncia era sobre esconderijo de drogas em uma avenida e, com apoio do cão farejador, foi confirmada. Ao todo, foram localizados 273 gramas de maconha e 33 gramas de cocaína, divididas em porções fracionadas para a venda. Os objetos foram apreendidos e encaminhados para delegacia de plantão.

GM prende assaltante

Uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (Gtam) da Guarda Municipal, realizava patrulhamento pela Avenida Higienópolis, na região do Lago Igapó, quando visualizou uma motocicleta que estava sendo utilizada para prática de assaltos na região da Gleba Palhano. A equipe deu voz de abordagem e, na tentativa de escapar, o homem jogou um revólver calibre 38 contendo seis munições intactas, porém o objeto foi localizado pelos guardas.

A motocicleta que ele utilizava para se passar como entregador estava com a numeração adulterada. Diante do flagrante e das denúncias que constavam contra o homem, que é suspeito de ter praticado vários assaltos na região, ele recebeu voz de prisão. O suspeito foi encaminhado juntamente com o revólver, um celular e a moto para a delegacia de plantão.

Fiscalização

Após denúncia, as equipes da Guarda Municipal realizaram uma fiscalização na noite de sexta-feira (7), nas imediações do Anfiteatro do Zerão e lavraram 14 multas para pessoas flagradas sem utilizar a máscara de proteção e 14 autos de infração de trânsito. Quatro veículos foram recolhidos ao pátio municipal por flagrantes de irregularidades na documentação.

Perturbação do sossego

Ainda na noite de sexta-feira, por volta das 22h, a Guarda Municipal atendeu uma denúncia de perturbação do sossego em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Inglaterra, zona sul. A equipe constatou música ao vivo no local que não havia revestimento acústico. Por conta do flagrante foi lavrado termo de constatação.

Fiscalização de trânsito

Na noite de sexta-feira (7), uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelo Terminal Rodoviário quando flagrou duas pessoas trafegando com documentação irregular. Foram lavrados sete autos de infração de trânsito, e uma motocicleta e um carro foram recolhidos para o pátio municipal.

No início da tarde de sábado (8), uma equipe da Guarda Municipal flagrou um homem sem capacete cruzando o sinal vermelho enquanto trafegava pela rua Benjamin Constant, região central. Os guardas fizeram acompanhamento e abordaram o suspeito. Ele informou que não possuía CNH nem o documento da motocicleta. Diante do flagrante, foram lavrados cinco autos de infração de trânsito e o veículo foi recolhido ao pátio municipal.

Patrulha Maria da Penha

A Guarda Municipal foi chamada para atender uma denúncia de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada no Jardim Tókio, zona oeste, na tarde de sábado (8). No chamado, a solicitante informou que o ex-companheiro estaria próximo de sua residência. A equipe da área foi até o endereço e conseguiu encontrar o suspeito. Ele alegou ter ido ao local para entregar alguns materiais ao ex-sogro, e que não sabia do documento judicial. Diante dos fatos as partes foram encaminhadas para delegacia de plantão.

Serviço

A Defesa Social reforça que as mulheres vítimas de violência doméstica, com ou sem medida protetiva, podem acionar a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal através do aplicativo 153 Cidadão, disponível para Android e iOS, e pelo telefone de emergência 153, que funciona 24 horas. Os canais acima também podem ser utilizados para receber outras denúncias, inclusive informações sobre a Defesa Civil.