Agricultura encerra PAA da SETS de 2011
O PAA/SETS 2010-2011 tem sua última atividade hoje no Pavilon; prefeito participa de encerramento
O PAA da Sets, elaborado em 2010 e executado em 2011 e coordenado, em Londrina, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, terá a última entrega (16ª) do cronograma nesta quarta-feira (16), durante todo o dia no Pavilon, na Avenida Guilherme de Almeida, nº 2260, no Parque das Indústrias Leves (PIL).
Desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso à alimentação das pessoas em estado de insegurança alimentar, por meio da distribuição de alimentos, e promove a inclusão social e econômica, por meio da compra de alimentos da agricultura familiar, e pode ser desenvolvido por vários atores institucionais e sociais. O PAA é considerado a maior ação do Governo Federal de incentivo à agricultura familiar
Em Londrina, na modalidade de compra direta do agricultor familiar, com doação a entidades sociais (CPR-Doação), dois PAAs foram desenvolvidos: o da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), proposto pela Cooperativa de Agricultura Familiar Solidária (Coafas), e o da Secretaria de Estado do Emprego, Trabalho e Economia Solidária (SETS) do Paraná, que desenvolve e gerencia o projeto no estado.
De acordo com Marisol de Oliveira Chiesa, secretária de Agricultura e Abastecimento, com os dois PAAs, houve um investimento de mais de R$ 500 mil, sendo cerca de R$90 mil do PAA da SETS para a aquisição de produção de 22 agricultores rurais, beneficiando cerca de 19 mil pessoas atendidas pelas 16 entidades sociais participantes, com mais de 60 mil quilos de alimentos. “O PAA da SETS está se encerrando, cumprindo todos os prazos estabelecidos pelo estado. Consideramos seu desenvolvimento em nosso município um sucesso. Conseguimos garantir a participação dos agricultores com sua produção durante toda execução do projeto e as entidades recebedoras elogiaram a qualidade dos alimentos”, destacou.
A 16ª entrega do PAA fecha o projeto deste ano com 4.300 quilos de alimentos, seguindo o mesmo cronograma das entregas anteriores. Pela manhã, das 9h às 11hh, os agricultores levam a produção até o Pavilon e, no período da tarde, das 13h30 às 16h, ocorre a distribuição às entidades sociais. Nesta última entrega, os alimentos serão banana caturra, banana prata, morango, abóbora seca, abobrinha, mandioca, cenoura, couve, acelga, alface, repolho, salsinha, espinafre e almeirão.