Projeto Mulheres Inventando Moda forma 70 alunas
A formatura dos quatro cursos ofertados gratuitamente pelo projeto será realizada nesta sexta-feira, no SESI
O Projeto Mulheres Inventando Moda, parceria da Prefeitura de Londrina com o Sistema FIEP/SESI/SENAI, realiza nesta sexta-feira (18) a formatura de 70 mulheres. A solenidade será realizada no SESI, localizado na rua Deputado Fernando Ferrari, 160, às 19h30.
O projeto Mulheres Inventando Moda começou com uma turma de Auxiliar de Confecção em agosto de 2010, ampliou para duas turmas no primeiro semestre de 2011, contando ainda com uma nova turma de Auxiliar de Confecção e um novo curso, o Curso de Modelagem. Devido à demanda para cursos profissionalizantes e o apoio de novos parceiros, o Projeto expandiu para quatro novas turmas no segundo semestre deste ano. Assim, se formam nesta semana o total de 70 alunas, nos quatro cursos ofertados pelo projeto: Auxiliar de Confecção (24), Modelagem (13), Assentadora de Cerâmica (19) e Informática (14).
Todos os cursos possuem na grade curricular a formação profissional e a formação cidadã, professoras e professores qualificados do SESI e SENAI oferecem aulas com qualidade para as mulheres.
Além da formação recebida, as alunas também foram atendidas na Van Clínica Móvel do SESI, por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para a realização do exame preventivo do câncer de colo de útero. As alunas que não puderam ser atendidas na Van foram encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde. O SESI ainda disponibilizou atendimento odontológico gratuito às interessadas.
A Diretora de Desenvolvimento da Equidade entre Gêneros, Sara Alexius, ressaltou a importância de todos os parceiros envolvidos pra que o projeto fosse realizado. “Para a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a parceria com o sistema FIEP/SESI/SENAI tem sido fundamental para oferecer às mulheres cursos com alta qualidade, bem como o apoio de todos os colaboradores”, comentou.
A diretora destacou a procura ativa das mulheres pelos cursos ofertados. “O Projeto tem chegado às mulheres que talvez de outra forma não tivessem oportunidade de se profissionalizarem”, afirmou.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, destacou a relevância do Projeto Mulheres Inventado Moda na busca pelo alcance do terceiro Objetivo do Milênio, ou seja, “a promoção da igualdade entre sexos e valorização da mulher”.
A secretária ainda ressaltou que todo o projeto está em sintonia com as Diretrizes da Política Nacional para Mulheres do Governo Federal e com o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres da cidade de Londrina. “Temos muita satisfação com a realização deste projeto, pois ele contempla nossos objetivos de promoção de Políticas Públicas para as mulheres em busca da emancipação”, disse.
O Projeto tem o apoio do Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel, do Clube das Mães do jardim Interlagos, da Associação de Capacitação de Mulheres, do jardim Saltinho, e da Paróquia Nossa Senhora da Glória, do jardim Ouro Verde.
Foto: Ilustrativa