Programa de Desenvolvimento de Líderes realiza aula inaugural na quinta-feira (14)
Objetivo do programa é capacitar líderes e gestores da Prefeitura de Londrina; ainda restam cerca de 20 vagas para interessados em participar

Nesta quinta-feira (14), das 14h às 18h, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) dará início às atividades da nona turma do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). A atividade presencial deve contar com a presença de aproximadamente 150 pessoas e será no auditório da Unopar/Pitágoras (Campus Catuaí), na Rua Edwy Taques Araújo, 1.100.
O objetivo do programa é capacitar líderes e gestores da Prefeitura de Londrina sobre a importância de conhecer os diferentes perfis comportamentais, assim como desenvolver neles as habilidades e atitudes estratégicas que melhorem a comunicação nas equipes de trabalho, motivem os funcionários, aumentem a produtividade e busquem resultados cada vez mais eficientes.
Para tanto, os participantes terão atividades práticas, estudos de caso e dinâmicas de grupo com os professores Renan Laffranchi e Gabriel Manganaro. Laffranchi é formado em Marketing, pela Universidade Norte do Paraná, e especialista em Estratégia Empresarial e Empreendedorismo e em Gestão do Processos de Vendas. Já Manganaro é consultor de Recursos Humanos, formado em Administração e Marketing, especialista em Docência do Ensino Superior; em Gestão, Planejamento e Organização de Eventos; e em Gestão de Recursos Humanos.
Segundo a assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, a ideia da aula presencial é apresentar aos participantes as situações do dia a dia enfrentadas pelos diretores, assessores, gerentes, coordenadores e servidores que ocupam cargos de liderança, para ajudá-los na tomada de decisões acertadas e assertivas. “Teremos discussões de casos voltadas para o dia a dia dos líderes, a fim de prepará-los para melhor desempenhar suas atividades. Até o momento, tivemos um feedback muito bom, em que as chefias trouxeram um relato de como o programa ajudou a mudar o comportamento com os funcionários e melhorar o ambiente de trabalho”, disse.
Entre os conteúdos do programa estão informações sobre o que é liderança, quais são as competências e os tipos de líderes; o desenvolvimento de competências e habilidades sociais e interpessoais no exercício da liderança; motivação, comunicação e a importância do feedback; dicas sobre gestão de pessoas, de processos e de conflitos; e a relevância da inteligência emocional. Antes dessa aula presencial, os inscritos já receberam conteúdos on-line gravados. Até junho deste ano, devem ser realizados quatro encontros presenciais, além dos conteúdos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Juliana Bellusci, explicou que a ideia do programa é que futuramente a capacitação torne-se um pré-requisito para as pessoas que vierem a ocupar cargos de liderança na Prefeitura de Londrina. “A gente vem de uma cultura de chefe e não de líderes, e precisamos fazer uma ruptura com essa ideia, para que quando as pessoas assumirem cargos de confiança se coloquem como líderes e consigam motivar e inspirar suas equipes, entendendo os pontos fortes e fracos de cada colaborador e trabalhando a lealdade. O mais difícil é essa quebra de cultura, mas o programa vai além quando pensamos em fazer alterações legais visando que as pessoas com funções gratificadas tenham uma preparação prévia para isso”, explicou Bellusci.
A assessora da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Vanessa Ruthes, participou do programa e disse que sentia falta de um apoio institucional que a orientasse sobre como liderar com responsabilidade e empatia. “Sou servidora há seis anos e há quase dois anos assumi um cargo de liderança. Leio vários artigos sobre o assunto e sigo algumas páginas em redes sociais que trazem dicas e cursos on-line sobre liderança, mas nada específico da minha área. Um programa da Prefeitura, que é onde trabalho, voltado diretamente aos cargos existentes na PML, foi maravilhoso!”, ressaltou a servidora.
Dentre as 150 vagas abertas, restam apenas cerca de 20. Os interessados em se inscrever podem fazê-lo pela plataforma da Escola de Governo (http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=5064). A chave de inscrição é PDLT1-2022. Ao todo, a carga do curso é de 40 horas. Após a finalização desta turma, no segundo semestre deste ano deve ser iniciada a segunda fase do Programa de Preparação de Líderes. Quem tiver alguma dúvida sobre o programa pode ligar para a a Secretaria de Recursos Humanos, pelo telefone 3372-4040, ou mandar um e-mail para nucleo.rh@londrina.pr.gov.br.