Secretaria de Defesa Social divulga balanço do final de semana
Tolerância Zero da Guarda municipal atende duas ocorrências no final de semana; denúncias devem ser feitas pelo telefone 153
A Guarda Municipal de Londrina prendeu no último sábado (17), por volta das 15h, um homem que estava dentro de um veículo Uno de cor branca, estacionado as margens do Lago Igapó. A prisão foi feita após a GM ser solicitada por populares que relataram que havia um homem mostrando a genitália em via pública. O acusado ao ser abordado pelos policiais negou o fato, não esboçando nenhuma reação e foi encaminhado para a 10ª SDP, juntamente com uma testemunha, sendo qualificado como ato obsceno – crimes contra os costumes.
Na mesma tarde, por volta das 18h, atendendo a uma denúncia via 153, a GM abordou quatro rapazes fazendo pichações no pontilhão da PR 445 com Avenida Ayrton Sena, na Gleba Palhano, em frente a uma universidade.
Os rapazes que tinham entre 22 e 30 anos, que se declararam artistas visuais e designers gráficos, admitiram não ter nenhuma autorização de nenhum órgão para executar aquele trabalho, no local. Todos foram conduzidos à 10ª SDP. Com eles os guardas apreenderam grande quantidade de tintas (spray e galões) de diversos materiais de pintura. A pichação e grafitagem a monumentos e edificações são consideradas crime ambiental.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Jefferson Dias Chaves, as prisões são fruto da Operação Tolerância Zero que teve início no começo de março. Só na última semana, mais de nove pessoas foram detidas. O que totaliza desde o início da operação, 14 prisões sendo que dois casos foram por tráfico de drogas, além de três menores detidos. “O objetivo é trazer para a população a sensação de segurança, principalmente para as pessoas que procuram espaços públicos para a prática desportiva e de lazer”.
O secretário explicou que a Guarda Municipal está trabalhando em novo horário e vai intensificar a ação de vigilância de locais públicos, como a barragem do Lago Igapó 1 e as pistas de caminhadas dos Lagos Igapó 1 e 2.
Jefferson Dias recomenda ainda que a população continue utilizando o disque denúncia 153, da Guarda Municipal. “É muito importante essa parceria da comunidade denunciando através do telefone. O flagrante no Lago Igapó só foi possível graças ao 153. Demorou apenas quatro minutos para a chegada dos guardas”, informou.
Localização A Secretaria Municipal de Defesa Social está localizada à rua Joaquim de Matos Barreto. n° 333,no jardim Maringá. Os telefones são: 3337-9291 e 3372-4654. O horário de atendimento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
A Sede Operacional da Guarda Municipal está localizada á rua Rua Newton Braga, 463 esquina com A Rua Comandante Pedro Bortolotto, no jardim Santos Dumont (acesso) e Rua Vasco Cinquini, 493. Os telefones são: 3372-4650 e Fax:3372-4651. O horário de atendimento é das 8 ás 18 horas, de segunda a sexta-feira.