IPPUL apresenta relatório do Procidades Londrina
Estiveram presentes na reunião, o chefe Regional do IAP, Andrew Pinheiro Neto e a Promotora do Meio Ambiente, Solange Vicentin
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (PPUL) esteve reunido, na última segunda-feira (19), com o chefe Regional do IAP, Andrew Pinheiro Neto e com a Promotora do Meio Ambiente, Solange Vicentin para apresentação do Relatório de Avaliação Ambiental do Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável – Procidades Londrina. A reunião foi realizada na sede do IPPUL, no prédio da Prefeitura.
Na ocasião, foram detalhadas todas as ações previstas no Programa a serem desenvolvidas pela Prefeitura de Londrina. Foram apresentados os impactos ambientais previstos em decorrência das ações e as medidas de prevenção, correção, mitigação e compensação desses impactos. Foram apresentados ainda os procedimentos e critérios ambientais a serem atendidos pelos empreendimentos previstos.
A Coordenadora Geral do Programa Procidades Londrina, Rosangela Portella Teruel, destacou a importância da reunião, que possibilitou uma participação ativa do IAP e da Promotoria do Meio Ambiente na avaliação das propostas. “Durante a apresentação foram feitas diversas sugestões e considerações, todas aceitas pela equipe técnica e já incorporadas ao Programa”.
De acordo com a presidente do IPPUL, Regina Nabhan, esta reunião demonstra a disposição da Prefeitura de Londrina em trabalhar de maneira integrada com os órgãos ambientais da cidade, buscando as soluções mais viáveis e adequadas para as necessidades e o crescimento sustentável de Londrina, com foco na melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida das pessoas.
Além do IAP e Promotoria do Meio Ambiente, a reunião contou ainda com representantes da Secretaria Municipal do Ambiente, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e do vereador Jairo Tamura.
Procidades Londrina
O Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina – Procidades Londrina é desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como objetivos principais a recuperação e requalificação ambiental de fundos de vale em áreas de risco e do Parque Linear do Ribeirão Cambé; a mobilidade urbana com foco em um maior uso de modos de transporte não motorizados; a revitalização do centro histórico como espaço de inclusão social e o fortalecimento da gestão municipal com foco nas áreas de planejamento urbano, gestão ambiental e gestão fiscal. No total serão investidos U$ 42,9 milhões.
Os arquivos com todas as informações do Programa está disponível na página do IPPUL – http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14454&Itemid=1567