Cidadão

Londrina terá ato público sobre o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual infantil

Ação será realizada sábado (21), no Calçadão; antes, na quarta-feira (18), haverá uma caminhada com alunos da rede municipal, para chamar a atenção sobre a data

Neste sábado (21), às 8h30, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) vai realizar um Ato Público relativo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A ação será realizada no Calçadão, em frente ao Banco do Brasil.

Foto: Divulgação

Após a concentração, haverá uma caminhada até a Concha Acústica para apresentações culturais de crianças atendidas por instituições de Londrina, visando a conscientização sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. O CMDCA informa que, em caso de chuva, a concentração e as apresentações acontecerão no ginásio do Colégio Estadual Professor Vicente Rijo, situado na Avenida Juscelino Kubitscheck, 2.372.

De acordo com a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, o objetivo do ato público é chamar a atenção da sociedade para o Dia 18 de Maio. “Fazemos esta ação para lembrar e informar a sociedade, as crianças e os adolescentes, a respeito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Contaremos, inclusive, com a participação de crianças atendidas por instituições assistenciais e de escolas, o que é muito importante. Todas as pessoas estão convidadas a participar”, ressaltou.

Escolas municipais – Anteriormente, nesta quarta-feira (18), a partir das 9h, escolas municipais da zona sul vão participar de uma ação, também relativa ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Diversos alunos, professores, diretores e a comunidade externa vão fazer uma caminhada, percorrendo a Avenida Guilherme de Almeida, plantando girassóis confeccionados pelas próprias crianças. A saída será do CRAS Sul A, na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260.

Estão colaborando com a organização da atividade, com a confecção das flores e a elaboração dos convites, as escolas municipais Osvaldo Cruz, Irene Aparecida da Silva, Tereza Canhadas Bertan, Zumbi dos Palmares, Mábio Gonçalves Palhano, Professor Doutor Carlos da Costa Branco, Eugenio Brugin, Joaquim Vicente de Castro, Cláudio de Almeida e Silva, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Helena Ometto Torres, Vilma Eliza Colombo Ribeiro e Tião Balalão. As unidades também estão promovendo contação de histórias e rodas de conversa sobre abuso sexual infantil.

Sobre a data – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº. 9.970/2000, em memória à menina capixaba Araceli Cabrera Sanches Crespo, de oito anos de idade. A menina foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta, no dia 18 de maio de 1973. Os suspeitos de cometerem o ato eram jovens de classe média alta e o crime ficou impune.

Em caso de suspeita ou conhecimento de casos de violência ou exploração sexual contra criança ou adolescentes, é possível formalizar a denúncia pelo telefone do Conselho Tutelar, número 125, ou no Disque Direitos Humanos, número 100.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos