Município faz última pré-conferência presencial sobre políticas para as mulheres
Objetivo das prés-conferências é possibilitar o debate sobre os direitos e as políticas públicas de controle social para as mulheres no contexto da pandemia de Covid-19,
O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e a Prefeitura de Londrina vão realizar a última pré-conferência presencial de políticas para as mulheres de Londrina. O encontro será nesta quinta-feira (26), das 8h às 11h, no auditório da sede administrativa da Prefeitura, que fica Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar. Este evento preparatório será para os representantes do poder público.
O objetivo das prés-conferências é possibilitar o debate sobre os direitos e as políticas públicas de controle social para as mulheres no contexto da pandemia de Covid-19, temática escolhida para a X Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Além desse encontro, outros quatro já aconteceram nas regiões oeste, leste, centro e norte da cidade.
Todos os dados obtidos nas pré-conferências serão sistematizados e apresentados na X Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que acontecerá no dia 11 de junho, das 8h às 12h. Nesta oportunidade serão eleitos os representantes da sociedade civil que ocuparão uma vaga no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) durante os anos de 2022 a 2026.
Ao todo, devem 16 representantes da sociedade civil serão escolhidos, entre organizações comunitárias femininas, movimentos de mulheres e movimentos feministas; e as demais para mulheres de associação ou conselho profissional, movimento estudantil, movimento de mulheres negras, de mulheres indígenas, de lésbicas, bissexuais, transexuais ou travestis, de mulheres do campo, sindicato de trabalhadores, entidades de ensino superior e um de organizações representativas das pessoas com deficiência.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, lembrou que os debates levantados nas pré-conferências serão colocados na plenária da X Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que buscará soluções para os desafios atuais. “A população tem a chance de participar presencialmente desta, que será a última pré-conferência presencial, trazendo sugestões, críticas e apontamentos que vamos colocar em discussão na plenária da conferência municipal, por isso convidamos todos os interessados em participar”, afirmou Fernandes.
Para a presidente do CMDM, Rosalina Batista, além dos debates é preciso que as pessoas integrem o conselho, visto que esse ano serão eleitos 16 representantes da sociedade civil. “As pessoas que se interessam por políticas públicas para as mulheres têm um espaço para apresentar seus pontos de vista e trazer sugestões, para isso é que servem as pré-conferências e a conferência municipal”, disse a presidente do CMDM.
Cronograma das pré-conferências
26/05, das 8h às 11h – para o poder público, no Auditório da Prefeitura de Londrina, na Av. Duque de Caxias, 635.
02/06, das 18h30 às 20h30 – aberta ao público, por transmissão on-line via Googe Meet. Essa é a única pré-conferência que necessita de inscrição prévia, pois link de acesso será enviado por e-mail aos inscritos. Para se inscrever basta escrever para: conselho.mulher@londrina.pr.gov.br .