Evento da CMTU oferece serviços gratuitos aos idosos
Ação do Maio Amarelo vai entregar credencial de estacionamento para idosos, além de aferir a pressão arterial, fazer exame de glicemia e dar orientações de saúde

Nesta sexta-feira (27), o evento “Idoso em Trânsito: respeito, saúde e cidadania” promoverá uma série de serviços gratuitos dedicados às pessoas acima dos 60 anos. A atividade é aberta ao público e será realizada das 8h às 12h, no estacionamento do Londrina Norte Shopping (Rua Américo Deolindo Garla, 224), como desdobramento das ações do Maio Amarelo.
O destaque da programação vai para o drive-thru da credencial, iniciativa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), visando distribuir carteirinhas de estacionamento exclusivo sem que o idoso precise deixar o veículo para fazer a retirada. Além da entrega dos cartões, o evento conta com aferição de pressão arterial, exame de glicemia, orientações de saúde e atividades físicas monitoradas. Serviços que, segundo o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, proporcionam cuidado e momentos de lazer ao público. “Para além da questão do trânsito, é uma ação de valorização da vida”, pontuou.
As vagas para emissão da credencial são limitadas. Para garantir a participação, os conveniados do Sesc Londrina Norte e os frequentadores do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Norte puderam procurar essas instituições para fazer o pré-cadastro. Para a população geral, as inscrições foram disponibilizadas ontem pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br, na aba “atendimento do protocolo – agende já”, selecionando a opção “credencial de vaga especial – idoso – drive-trhu – 27/05/2022”.
Para ter acesso ao cartão é preciso ter 60 anos ou mais e morar em Londrina. É necessário apresentar a cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do RG do beneficiário, além de um comprovante de residência atualizado em nome do idoso.
Mais de 280 credenciais de estacionamento para idoso já foram distribuídas, pela CMTU, por meio do sistema drive-thru, desde setembro de 2021. O serviço é feito de modo prático, rápido e, sobretudo, menos propício à transmissão da Covid-19.
O “Idoso em Trânsito: respeito, saúde e cidadania” tem apoio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), do Serviço Social do Comércio (Sesc), Londrina Norte Shopping, Hospitalar e Londrisul, sendo coordenado pela CMTU.