Semana Nacional dos Museus realiza oficinas
Programação prevê ainda palestra e mostra de filme; atividades são gratuitas
Em comemoração a 10ª Semana Nacional dos Museus, a comunidade londrinense está convidada a participar, amanhã(17), da palestra “Museu e Escola: ações educativas”. Será na sala de eventos do CLCH, da Universidade Estadual de Londrina, às 8h30, com a professora doutora Lana Mara de Castro Siman da Universidade Estadual de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais e, também com a doutora Luciana Conrado Martins, do Instituto Butantan.
A programação também oferece a “Oficina de Porta Retratos” com Nanci Fenner e Terezinha Berbet, no Museu de Arte de Londrina, das 9h às 11h. Ainda pela manhã, haverá Mostra de Filmes de Arte Contemporânea, com sessões às 10h e 15h, também no Museu de Arte de Londrina, localizado na rua Sergipe,640, região central da cidade.
Das 14h às 16h30, será realizada a “Oficina de Marmorização Para Crianças do Ensino Fundamental”, com apoio do Programa de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Londrina. Será no Museu Histórico de Londrina, localizado na rua Benjamin Constant, 900, região central de Londrina.
As atividades previstas para esta semana são gratuitas e abertas ao público. Os interessados podem se inscrever na hora das oficinas e aqueles que tiverem dúvidas podem ligar para os telefones 3337-6238 ou 3334-3977.
A temática das atividades da 10ª Semana Nacional de Museus é “Museus em um Mundo em Transformação: novos desafios, novas inspirações” e estão previstas palestras, workshops, mesa-redonda e diversas oficinas até sexta-feira (19). O objetivo é mostrar à população a importância dos museus para a sociedade e divulgar as atividades realizadas tanto no Museu de Arte quanto no Museu Histórico.
As atividades da semana são realizadas pela Prefeitura de Londrina, por meio do Museu de Arte de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Museu Histórico de Londrina. A promoção da Semana é da Prodocência da UEL, Especialização em Patrimônio e História da UEL e mestrado em História Social da UEL. O apoio é da Bioma-Empresa Jr/UEL, Programa Municipal de Incentivo à Cultura, Associação de Amigos do Museu Histórico de Londrina, ACIL, Sesc Londrina, Sanepar e Itamaraty.