Cidade

Regiões da Vila Brasil e do Acapulco recebem iluminação pública em LED

Prefeitura já havia iniciado, nesta semana, a implantação na Vila Industrial, região oeste; serviço é executado pela Londrina Iluminação

O programa de modernização da iluminação pública de Londrina foi intensificado nesta semana. Na segunda-feira a Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), iniciou a implantação de LED na Vila Industrial, região oeste. E ontem foram a vez da Vila Brasil, Jardim Indianápolis, vilas Rodrigues, Guarujá e Flórida, no centro da cidade. Hoje começa nos jardins Acapulco e Del Rey, na região sul.

A meta é deixar Londrina com 100% LED até 2024.“A gente está avançando no processo de implantação de LED, conforme as orientações do prefeito Marcelo Belinati”, destacou o diretor de Operações da Londrina Iluminação, Alexander Farias Fermino.

Vista aérea da Vila Brasil. Foto: Augusto Soares / Londrina Iluminação

No caso da região da Vila Brasil, que fica do lado direito da Avenida Duque de Caxias, indo da Rua Brasil até a Rua Panamá, e da Rua Colômbia até a Rua Humberto Picinin, serão modernizados 133 pontos de luz, que atendem cerca de 500 famílias numa área de 240 mil metros quadrados. São 15 ruas dentro de um perímetro de 2.450 metros, onde existem escolas, colégios, pequenas fábricas, lojas comerciais e de serviços, igrejas, praças, áreas verdes e uma Unidade Básica de Saúde. Os trabalhos devem levar aproximadamente dez dias, dependendo das condições meteorológicas.

Acapulco e Del Rey – Já na região do Acapulco e do Jardim Del Rey, onde ficam a sede do 5º Batalhão da Polícia Militar, a Penitenciária Estadual e o terminal de ônibus do Acapulco, serão trocadas 168 luminárias antigas numa área de 520 mil metros quadrados, onde residem mais de 600 famílias. Ao todo vão ser atendidas 16 ruas, numa extensão total de 2.700 metros, entre as ruas Otávio Cesário Pereira, Hercules Acorsi e Manoel Pereira. No local há pontos comerciais e de serviços, igrejas, fábricas, áreas verdes, clínicas e escolas. Os trabalhos devem durar cerca de duas semanas.

Em todos os casos da troca de luminárias antigas por novas, a Londrina Iluminação certifica a qualidade e aproveita e troca os “braços”, as fiações e todos os componentes das mesmas, conferindo mais durabilidade e vida útil para todo o conjunto.

Até maio deste ano a Prefeitura já modernizou, por meio da Londrina Iluminação, 31.887 postes de luz, o que representa mais da metade do parque de iluminação do município. É necessário trocar um total de 61.806 pontos para que todas as ruas, avenidas e praças públicas da cidade tenham a tecnologia LED. A sede de todos os distritos, patrimônios e vilas rurais do município, inclusive, já receberam a melhoria.

Todas as regiões – Conforme estabelecido pelo prefeito Marcelo Belinati, a proposta das etapas dos serviços de modernização da iluminação pública é atender todas as regiões da cidade, indistintamente. As ruas dos jardins Paraty, Tocantins e Residencial do Café, na região norte, por exemplo (foto destaque), também já receberam LED.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor de Operações da Londrina Iluminação, Alexander Fermino. Contato: Marcelino (43) 3375-2764, 99995-1403

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos