Centrofarma promove treinamento para funcionários
Novo sistema informacional garante maior controle e agilidade nos serviços da Central de Abastecimento Farmacêutico; local recebeu melhorias e aprovação do IAP
O prefeito Barbosa Neto e o secretário municipal de Saúde, Edson Antônio de Souza, participaram, hoje (22), pela manhã, da abertura do treinamento para funcionários da Central de Abastecimento Farmacêutico (Centrofarma), que aconteceu na própria Central, na rua Amapá, 700. A capacitação foi promovida para que servidores se adaptem ao novo sistema que está sendo instalado, com o intuito de melhorar o processo de trabalho do local.
A Centrofarma está fazendo a troca de todo seu sistema de trabalho, que será integrado desde o controle da Central de Abastecimento Farmacêutico até a dispensa de medicamentos nas 53 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O novo sistema informacional vem para melhorar a logística do recebimento, contagem, controle, estoque, transporte e distribuição dos medicamentos
Todos os medicamentos são entregues na central de abastecimentos, onde é realizada a alimentação de dados através do Procedimento Operacional Padrão (POP). De acordo com a Secretaria de Saúde, o município utilizava dois sistemas operacionais para isso. Agora, todos os 27 funcionários estão sendo treinados para utilizar o programa unificado que trará maior controle e agilidade aos serviços.
O secretário municipal de Saúde falou sobre o novo sistema. “Todas as informações estarão contidas no POP e os dados colocados pelas unidades de saúde vão garantir a distribuição de um número certo de produtos medicamentosos. Tudo isso só está sendo possível dado o esforço de toda a equipe e do aval que o prefeito nos deu”, afirmou Edson de Souza.
Além da adequação logística dos trabalhos, o Centrofarma recebeu pela primeira vez o aval do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O local passou por melhorias e adequações que inclui a colocação de ar-condicionado. Ao todo são 11 aparelhos que garantem a temperatura de 25 graus. Também foi feito o isolamento da parte inflamável e de medicamentos psicotrópicos; divisórias para a parte administrativa; colocação de forro; pintura externa e nova entrada para entrega dos medicamentos.
Os funcionários também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI), paletes para acondicionar os medicamentos e uma plataforma elevatória está em processo de licitação. Ao todo, foram investidos mais de R$ 60 mil em melhorias. Segundo a diretora de Serviços de Apoio da Secretaria de Saúde, Maria Terezinha Carvalho, o treinamento dos funcionários é um avanço para a saúde. “As melhorias aqui no Centrofarma e a instalação de um sistema de informação unificado era um pedido que tínhamos há muito tempo. Todo o processo, agora, tem autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e os funcionários contam com um local mais agradável para o trabalho”, disse a diretora.
Durante a abertura do treinamento, o prefeito Barbosa Neto falou sobre os investimentos na área da saúde. “Durante nossa gestão, contratamos 1.095 servidores públicos, fizemos concurso para médicos, compramos EPIs, investimos 30% dos recursos financeiros em saúde, adquirimos 14 veículos, estamos construindo quatro novas UBS e oito estão em fase final de reforma e pretendemos entregar na semana que vem o mini hospital da zona oeste.”
Fotos: Vivian Honorato