Assistência Social promove Encontro do Projovem Adolescente
O Encontro será no Centro Comunitário do distrito de Guaravera, na rua Salvador, nº 185, o objetivo é a socialização dos saberes adquiridos pelos adolescentes
O Serviço de Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos – Projovem Adolescente, executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Londrina e Epesmel, promoverá nesta segunda-feira (2), das 13h30 às 16h30, um Festival Cultural.
O encontro será realizado no Centro Comunitário do distrito de Guaravera, localizado à Rua Salvador, nº 185, e tem como objetivo a socialização dos grupos, chamados também de coletivos, a partir dos saberes adquiridos pelos adolescentes, através dos temas transversais trabalhados no Ciclo I do projeto, que abrange: Juventude e Arte e Cultura; Juventude e Direitos Humanos e Socioassistenciais; Juventude e Trabalho, Juventude e Esporte e Lazer; e ainda Juventude e Saúde.
Cada coletivo ou grupo, realizará uma apresentação cultural de acordo com os temas trabalhados. Os jovens deverão articular conhecimentos e práticas trabalhados por eles, e apresentá-las para os demais coletivos, como forma de troca de experiências vivenciadas durante o ciclo I. Estas atividades envolverão as etapas de organização, planejamento, trabalho em grupo e execução.
De acordo com a coordenadora de Atenção à Juventude Cássia Rodrigues Moraes, todo o evento está sendo organizado pelos adolescentes.“O objetivo é que eles possam adquirir autonomia e protagonismo. Todo o trabalho é voltado para que, através da socialização do que aprenderam, possam também desenvolver uma consciência não apenas de grupo, mas coletiva, no sentido de atuar na comunidade em que estão inseridos, transformando-a”, destacou.
Atualmente são desenvolvidos oito coletivos nas regiões norte A, leste, sul, centro, oeste A, oeste B, Guaravera e assentamento de Lerrovile. O evento contará com a presença de todos os coletivos e são esperados cerca de 200 jovens.
O Projovem Adolescente é um programa do Governo Federal em parceria com o município que visa atender jovens de 15 a 17 anos, cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família. O programa estende-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No ano de 2010 o Prefeito Barbosa Neto implantou a bolsa auxilio adolescente de R$100,00, revindicação antiga dos próprios adolescentes, e implantou coletivos no assentamento Lerrovile e no Vista Bela.