Cidade

Prefeitura entrega Casa do Trabalho

No local vai funcionar a sede do Tecendo o Futuro; o projeto proporciona às mulheres a reinserção social

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda entrega na segunda-feira às 17h (2) a Casa do Trabalho. O local vai receber as ações do projeto Tecendo o Futuro, na Rua Máximo Perez Garcia, 340, no conjunto Vicenti Paloti, zona leste da cidade.

A Casa do Trabalho é um espaço voltado ao desenvolvimento de atividades de formação sócio-profissional, como oficinas de trabalho e inserção digital, destinadas às mulheres condenadas ao cumprimento de pena em regime semi aberto, proporcionando remissão de pena, reinserção social e recolocação no mercado de trabalho.

O projeto oferece cursos profissionalizantes às detentas do 3º e 4º Distritos Policiais de Londrina. Durante o curso, elas recebem um salário mínimo, e trabalham com carteira de trabalho e direitos trabalhistas. Todas têm uma conta poupança para onde é depositado todo dinheiro. Além dos ganhos financeiros, para cada três dias de serviço, é reduzido um dia da pena.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Sueli Galhardi, comemora a criação da Casa do trabalho. “Desde 2009 temos acompanhado a situação das detentas presas nos Distritos Policiais de Londrina, e o acesso ao trabalho tem sido uma das principais demandas, pois ele é fundamental para a reinserção social das egressas do sistema prisional. Hoje, com as parcerias estabelecidas, principalmente com a Secretaria Municipal do Trabalho, finalmente podemos oferecer uma opção a essas mulheres, contribuindo para a construção de sua autonomia.”

As mulheres são encaminhadas para os cursos de qualificação ou para as oficinas de produção de acordo com o perfil de cada uma, considerando escolaridade, qualificação e experiência profissional anterior, aptidão e interesse em relação às atividades oferecidas. O objetivo final será o encaminhamento ao mundo do trabalho.

Tecendo o Futuro é uma parceria da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Conselho da Comunidade de Londrina, Ordem dos Advogados do Brasil subseção Londrina e a Vara de Execuções Penais (VEP).
O projeto

O projeto proporciona às detentas do 3º e 4º Distritos Policiais de Londrina uma oportunidade de emprego depois do cumprimento da pena. São oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas de turismo e hotelaria, alimentação, construção e reparos, estética e costura industrial.

Além dos cursos específicos, todas as participantes também terão aulas dos seguintes conteúdos: direito civil e trabalhista, empreendedorismo, preparação para o trabalho, inclusão digital, postura, seleção de pessoal, matemática, português, estímulo ao aumento de escolaridade e relacionamento interpessoal.

O objetivo do programa é atender as principais demandas das detentas, como informação e orientação para defesa de direitos, assistência à saúde e realização de atividades produtivas, apoio social, sociológico e psicológico com vistas à remissão de pena e à ressocialização.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos