Museu de Arte promove duas exposições
Uma das mostras é “O Dia e a Noite” com obras dos artistas plásticos Paulo Menten, Flávia Alvarez e Cláudio Magri
O Museu de Arte de Londrina promove nesta semana, duas exposições que vão até o fim do mês. Uma das mostras é “O Dia e a Noite” com obras dos artistas plásticos Paulo Menten, Flávia Alvarez e Cláudio Magri, através de uma seleção de gravuras dos três, que acontece de 16 a 31 de julho. Outra exposição é a de pinturas realizadas pelos alunos das colégios estaduais, Nossa Senhora de Lourdes e Doutor Weber Soares exibida no período de 16 a 27 de julho. O público pode conferir as exposições gratuitamente.
A exposição “O Dia e a Noite” está no piso superior do museu, onde estarão expostas gravuras dos três artistas e as matrizes em pedra, metal e madeira de topo, além dos equipamentos utilizados por Menten em seu ateliê.
Paulo Menten nasceu em São Paulo em 1927 e mudou-se para Londrina em 1980, lecionou na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e realizou diversos cursos de gravura. O artista faleceu em maio do ano passado. Flávia Alvarez e Cláudio Magri também já falecidos, foram alunos de Menten. Estes gravuristas trabalharam em prol do desenvolvimento das artes plásticas em Londrina.
A mostra dos alunos das escolas estaduais acontece na Biblioteca do Museu de Arte de Londrina e é resultado do trabalho realizado pela professora de artes Leoci Enokida. Durante o primeiro semestre deste ano, a docente em busca de novos caminhos para o ensino e aprendizagem em artes, realizou um trabalho com alunos de 11 e 12 anos, unindo teoria e prática.
Ao conhecerem a teoria do abstracionismo de Wassily Kandinsky e Piet Mondrian, os alunos foram levados a trabalhar pensar e compor uma imagem utilizando a técnica de pintura sobre tela para compreenderem o processo e o fazer artístico como uma das grandes realizações do ser humano.
As exposições podem ser conferidas no horário de funcionamento do Museu de Arte de Londrina, de segunda a sexta das 9h às 18h.
Foto: Divulgação