Destaques

Obras de infraestrutura do São Rafael II avançam com rede de água e esgotamento sanitário

A construção do novo bairro, na região leste, vai tomando forma para transformar o local onde muitas famílias vivem de forma irregular; famílias terão o título de posse dos terrenos e endereço registrado

Na região leste da cidade, a Prefeitura de Londrina prossegue com a execução das obras de infraestrutura urbana completa para a formação do novo bairro São Rafael II, que beneficiará mais de 100 famílias residentes nessa área do município. Os moradores, que hoje vivem em ruas de terra, contarão em breve com vias asfaltadas, calçadas e meio-fio, rede de galerias de esgoto e drenagem, iluminação com sistema LED, sinalização viária e arborização.

Essa ampla construção, aguardada há mais de 20 anos pelos moradores, está sendo feita nas proximidades da Rua Paulo Augusto dos Santos com a Rua Valter Oldemburgo, ao lado do bairro São Rafael I. Por meio da iniciativa, a realidade daquela localidade será transformada, uma vez que será possível realizar a regularização fundiária dos terrenos – de propriedade da COHAB-LD – e conceder os títulos de escritura registrado em cartório às famílias que hoje vivem em assentamentos irregulares.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Atualmente, as obras estão na fase de criação das redes de água potável e esgotamento sanitário, com equipes realizando as aberturas subterrâneas para a estruturação dos ramais de tubulação. Em etapas anteriores, foram concluídos os serviços de remoção de árvores em locais inadequados – que serão replantadas posteriormente – e a construção do sistema de galerias pluviais. Outro trabalho já iniciado, e ainda em andamento, é a construção de calçadas e sarjetas.

As etapas seguintes incluem, dentre as principais intervenções, a execução de pavimentação asfáltica, sinalização viária, iluminação em LED e arborização. Depois da entrega oficial das obras, terá início o processo de registro em cartório da Titulação Fundiária.

Para promover todas as melhorias, a Prefeitura está investindo R$ 1,8 milhão com recursos próprios. A empresa responsável é a Mercosul, contratada via processo licitatório.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

O presidente da COHAB-LD, Luiz Cândido de Oliveira, disse que os moradores daquela região estão muito ansiosos e mantêm grande expectativa para que todas as obras sejam concluídas. “As famílias não veem a hora do novo bairro estar pronto. É muito gratificante ver os serviços ganhando corpo, o bairro começando a ter um formato. Ruas que antes eram apenas “caminhos” de terra irão se transformar em via pública, inserida na malha viária do município”, afirmou.

Ainda segundo Oliveira, após as obras os moradores terão acesso à mobilidade urbana, o que representa cidadania, dignidade e qualidade de vida. “Promover a regularização fundiária dos terrenos e oportunizar a essas pessoas a conquista do título de suas residências é algo muito satisfatório para a Prefeitura e a COHAB-LD. A fase de concessão dos títulos de escrituras começará após a finalização das obras, que está prevista para fevereiro de 2023”, acrescentou.

As obras de infraestrutura do Jardim São Rafael II, conforme informou o presidente da COHAB-LD, movimentam execução de 5.283,19 m² em pavimentação asfáltica, 879,61 m em drenagem pluvial e 1.724,92 m em meio-fio e sarjetas. E as construções de passeio público totalizam em área trabalhada 2.946,48 m² .

Com a execução dessas obras estruturais, a Prefeitura de Londrina busca integrar o assentamento dentro do contexto legal do Município, ou seja, por meio de um conjunto e medidas urbanísticas, ambientais, sociais e jurídicas, essas famílias terão direito à ocupação regular, passando a ter titularidade do imóvel onde residem.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos