Nova turma de Educadores para Paz é formada em Londrina
Os participantes do curso são educadores sociais, líderes comunitários e empresariais, professores e servidores municipais
Nova turma de Educadores para Paz será formada amanhã (31), pela ONG Londrina Pazeando. Na quarta edição, o Curso Educar para Paz certificará 17 londrinenses, que nos últimos meses se dedicaram a desenvolver habilidades para a resolução pacífica de conflitos e a educação democrática voltada para uma perspectiva de defesa dos direitos humanos.
Os participantes do curso são educadores sociais, líderes comunitários e empresariais, professores e servidores municipais, que motivam outros londrinenses a participar de importantes mobilizações simbólicas, como o tradicional Abraço no Lago, e práticas, como a lei municipal que proíbe a comercialização de arma de brinquedo, e a campanha “Arma Não é Brinquedo. Dê Abraços”.
No ano passado, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) promoveu o 3º Abraço no Lago, que reuniu cerca de 3.000 londrinenses. Este ano, o tradicional evento, em sua 4ª edição, está programado para o dia 23 de setembro, durante a abertura da 12ª Semana Municipal da Paz Londrina e Região.
Os objetivos incluem a formação de multiplicadores da Educação para Paz, e a criação de círculos promotores da Cultura de Paz nos diversos espaços educativos, sejam eles formais ou não.
Para o coordenador do curso, e também presidente do Compaz, Luis Claudio Galhardi, esta formação revela o “currículo oculto” que educa para a violência, uma conscientização importante, que se torna ferramenta para a transformação das práticas cotidianas. Durante o curso, são realizadas atividades para simular a resolução de conflitos, além de debates, exibição de vídeos, e outras formas, que orientam as pessoas a repensarem suas atitudes.
Texto produzido com informações do release do Compaz