CMPIR organiza atividades para o Dia da Consciência Negra
Grupo está organizando as atividades para o feriado de 20 de novembro e tem vagas abertas aos interessados em colaborar com as comemorações
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) vai realizar a sétima reunião anual, na próxima quinta-feira (16), às 10h, no auditório da Casa dos Conselhos Municipais, localizada na avenida Bandeirantes, 116, na Vila Ipiranga. Durante o encontro, os membros do conselho e da sociedade civil vão debater sobre a importância da comemoração do projeto “Dia 20 de novembro”.
De acordo com gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Maria de Fátima Beraldo, organizar as comemorações do “Dia da Consciência Negra” é importante porque celebra a cultura afrodescendente. “É importante lembrar que será a primeira vez que o feriado vai cair em um dia de semana e a população poderá tomar conhecimento sobre a sua origem”, destacou.
“Londrina é uma das primeiras cidades do Sul do país a comemorar o feriado de 20 de novembro. Assim, as pessoas saberão sobre a importância do aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, que foi um grande líder da comunidade negra. Comemorar este feriado é celebrar o respeito pelo povo negro brasileiro”, enfatizou Fátima.
A comissão, formada na última reunião extraordinária, está organizando as atividades de comemoração do feriado e o calendário de eventos que serão realizados até o final do ano. Ainda há vagas para representantes de movimentos negros de Londrina e para os interessados em ajudar na organização das atividades.
As ações do feriado são desenvolvidas em parceira com as secretariais municipais de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL), movimentos negros organizados, Casa dos Conselhos e entidades interessadas no tema.