Cidade

GT Racismo realiza encontro contra discriminação

Entidades e representantes da sociedade civil vão debater a Lei n° 10.639 e haverá exposição de trabalhos da educação sobre a discriminação racial

A Prefeitura de Londrina, através do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo, vai realizar a quinta reunião de 2012 contra a discriminação racial. Os debates serão desenvolvidos na próxima terça-feira (18), às 9h, na sala de reuniões da Central de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público do Estado do Paraná, que fica na avenida Duque de Caxias, 620, no Centro Cívico.

A reunião tem como objetivo debater as ações de implementação da Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação com intuito de incluir no currículo da rede de ensino a história e cultura afro-brasileira. De acordo com a gestora pública de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Beraldo, a Prefeitura de Londrina realizou, em março deste ano, o primeiro debate sobre as ações de combate à discriminação racial.

“Após o encontro de enfrentamento ao racismo, o Ministério Público criou o GT Racismo do qual a Prefeitura faz parte. Na próxima reunião, escolas municipais e estaduais vão expor os trabalhos que estão sendo feitos com o propósito de divulgar a cultura e a história afro-brasileira e vamos debater novas ações contra o racismo. É importante lembrar que em 2013 a lei completa 10 anos e o grupo encaminhará o balanço sobre os desafios e os avanços realizados nessa área”, disse Fátima.

Haverá também exposição dos trabalhos realizados pelo Colégio Estadual Marcelino Champagnat; pelo Centro Municipal de Educação Infantil Marizia Carli Loures e pela Escola Municipal Zumbi dos Palmares.

A Secretaria Municipal de Educação, o Núcleo Regional de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde, a gestão de Políticas de promoção da Igualdade Racial, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Centro de Direitos Humanos, a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais, da Saúde Pública e da Saúde do Trabalhador e representantes da sociedade civil organizada fazem parte do GT de combate ao Racismo.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos