Cidade

Feira Londrina Criativa estreia no Com-Tour Matsuri com concurso de cosplay

Neste sábado (24), participam da Feira 20 expositores com produtos gastronômicos e artesanais; público pode se inscrever no concurso e ganhar prêmios

A Feira Itinerante Londrina Criativa leva seus expositores pela primeira vez ao Shopping Com-Tour neste sábado (24). Estarão presentes 20 expositores da Feira, das 9h às 20h, nos corredores da parte interna do Shopping, que fica na Avenida Tiradentes, 1241, região oeste de Londrina. Além dos produtos gastronômicos e artesanais, a Feira promove nesta edição um concurso de cosplay, para celebrar a participação paralela ao Com Tour Matsuri, que será das 13h30 às 19h. O público pode se inscrever e participar do concurso, e a premiação para o primeiro lugar de cada categoria é uma cesta da Cacau Show no valor de R$ 100.

Dentre os produtos desta edição da Feira, estará também o novo livro da ilustradora Nani Vasques, da loja Amigo Monstro, que foi lançado no Festival DOBRA de Arte Impressa no último fim de semana. Os expositores estarão também vendendo pães artesanais, bolos e doces caseiros, brownies veganos e sem lactose, fitas e laços, macarrons e chocolate com flores comestíveis, panos de pratos, toalhas e ecobags, papelaria criativa e artesanal, bijuterias feitas à mão, artigos japoneses, obentô (marmita japonesa) arte pontilhada, suculentas e aquários, peças em resina, mini jardins, velas aromáticas, geleias gourmet, canecas personalizadas, arte em gesso, origami e origami em tecido, arte francesa e peças espelhadas.

A organizadora da Feira Londrina Criativa, Margareth Watanabe contou que a Londrina Criativa, junto a seus apoiadores, que são a Prefeitura, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e o Londrina Convention Bureau, tem articulado maneiras de levar os expositores a todas as regiões da cidade, como uma forma de incentivar o turismo. “É significativo para nós irmos ao Com-Tour que, por ser na região oeste, proporciona o alcance de um novo público, e por ser um dos mais antigos shoppings da região e do estado. Queremos focar no conceito de turismo inteligente, a ideia da Codel é fazer com que todas as regiões de Londrina possam ser consideradas turísticas, e os shoppings são também pontos turísticos”, avaliou.

De acordo com o gerente geral do Shopping Com-Tour, Vanderlei Oliveira, a parceria com a Feira é importante para incentivar os expositores. “Quando eu conheci a Margareth e ela falou do projeto, achei muito bacana, porque nós sabemos que muitas pessoas que trabalhavam com comércio perderam seus empregos durante a pandemia. A Feira é uma oportunidade para os expositores voltarem ao mercado, reestruturarem suas vidas, é um incentivo muito bacana, e por isso o Shopping Com-Tour abraçou essa ideia também”, disse.

Paralelamente à Feira Londrina Criativa, o Com Tour promoverá o Matsuri, das 13h30 às 19h, com apresentações de taikô, bon odori, canto, danças e yosakoi. Oliveira contou que esta é a segunda vez que o shopping recebe o Matsuri. “A primeira edição que tivemos foi em 2019, e estamos retomando agora após a pandemia. Eu gostaria de agradecer à comunidade japonesa em Londrina por participar no Com Tour, e que se sintam abraçados pelo shopping. Em 2019, tivemos somente as apresentações, mas dessa vez, com a Feira Londrina Criativa, teremos vários produtos e gastronomia, é algo que veio para acrescentar”, agradeceu.

Vão se revezar diversos grupos convidados, entre eles, Grupo Sansey, Escola Megumi, Projeto Londrina Karaokê, Grupo de Dança Hanabusakai, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Grupo de Dança Mototyonokai, Grupo de Dança Kotobuki, Grupo de Dança da Associação Cultural e Recreativa Okinawa de Londrina (Acrol) e Grupo da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel). A presença é aberta ao público.

O gerente do Com-Tour informou ainda que a Feira Londrina Criativa estará expondo no shopping também no fim de semana dos dias 22 e 23 de outubro.

Foto: Divulgação

Concurso e expositores

Segundo a organizadora da Feira Londrina Criativa, Margareth Watanabe, para participar do concurso de cosplay, é preciso se inscrever das 12h às 13h, em uma das três categorias: infantil (até dez anos), gamer e heróis/personagens. “O cosplay é uma forma de incentivar a expressão artística, e é uma atração a mais. O público pode se inscrever no espaço da Feira, de forma gratuita”, contou.

Das 13h30 às 16h30, os cosplayers devem interagir com o público do Com-Tour, que receberá cédulas de votação para escolher o melhor cosplay. Podem estar caracterizados como personagens de game, quadrinhos, mangás, animes, filmes, séries ou figuras históricas. Às 16h30, haverá desfile dos participantes no palco do Com-Tour Matsuri e, às 17h30, o desfile final, com a premiação para cada categoria.

Além do concurso, outro destaque desta edição da Feira é a obra “Livro Monstro”, da ilustradora Nani Vasques que, junto à sócia Solange Rossini, expõe produtos de papelaria artesanal na Feira desde o começo de 2022, na loja Amigo Monstro. “Nós fazemos cadernos de diversos tipos, que são totalmente caseiros, feitos por nós. Eu faço as ilustrações e Solange, a encadernação. O Livro Monstro traz a história de personagens que ilustram as capas dos cadernos que fazemos, eles são parte do universo que criamos. É um livro infanto-juvenil, mas pode ser lido por qualquer público também”, contou Vasques.

Conforme explicou a ilustradora, o espaço proporcionado pela Feira contribui não somente para conhecer públicos novos, mas também para o aprendizado. “Eu já fazia ilustrações e vendia meus produtos de forma on-line, mas a Feira é um espaço de muita troca com os outros expositores também, nos tornamos colegas e acabamos crescendo e nos fortalecendo muito juntos”, apontou.

Vasques já tem um segundo livro, que será lançado na Comic Con, que ocorre este ano entre 1 e 4 de dezembro, em São Paulo. “Além dos cadernos e, agora, dos livros, nós pretendemos lançar alguns jogos de tabuleiro e trazer para a Feira também, que terão os personagens que fazem parte do nosso universo”, revelou.

A Feira Itinerante Londrina Criativa é realizada quase todos os fins de semana, desde janeiro de 2022, com o objetivo de aproximar os pequenos empreendedores locais do público. É realizada com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e do Londrina Convention Bureau. Já foi feita em diversos locais, públicos e privados, como shoppings, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss e no Sesc. Já ofereceu também oficinas gratuitas ou com preços acessíveis para impulsionar os pequenos produtores da cidade.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria  da Feira Itinerante Londrina Criativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos