Turnê teatral levará educação no trânsito para escolas da região norte
Parceria entre CMTU e Secretaria Municipal de Educação prevê o atendimento de 1.350 crianças durante o mês de outubro

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizará, no mês de outubro, uma série de apresentações teatrais em escolas da rede municipal de ensino da região norte de Londrina. A turnê “Amigos do Trânsito”, idealizada com o intuito de fazer da sala de aula um espaço interdisciplinar de aprendizado sobre o cotidiano das ruas, passará por nove instituições e deve atender aproximadamente 1.350 crianças.
O espetáculo de estreia está marcado para segunda-feira (3), às 15h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antonieta Trindade, situado no jardim Alto da Boa Vista. Na oportunidade, os fantoches Nina, Enzo e Agente Pereira falarão sobre a importância do uso do cinto de segurança e do respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Também serão abordados o significado das cores dos semáforos e a forma correta de atravessar as vias.
Além dos bonecos, os pequenos poderão interagir com os palhaços Zé Fonfom e Buzininha, interpretados por estagiários de artes cênicas da coordenadoria de Educação no Trânsito. A ideia é que, por meio de muitas brincadeiras e cantigas entoadas ao violão, as crianças sejam levadas a refletir sobre segurança viária, compartilhando os conhecimentos adquiridos também com os pais e outros familiares.
Agenda – Programadas para ocorrer sempre às 15h, as apresentações serão realizadas nas seguintes datas:
– 04/10 – Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, no conjunto Parigot de Souza.
– 05/10 – Escola Municipal Ruth Lemos, no Luiz de Sá.
– 07/10 – CMEI Ruth dos Santos Silva, também no Luiz de Sá.
– 11/10 – Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro, no conjunto Milton Gavetti.
– 14/10 – Escola Municipal Vilma Romero, no residencial Terra Nova.
O calendário prosseguirá, na segunda quinzena do mês, com atividades na Escola Municipal Padre Anchieta, localizada no conjunto Hilda Mandarino, no dia 25. No dia 26, é a vez da Escola Municipal Sônia Parreira Debei, no Conjunto do Café, receber a ação. A turnê será encerrada no dia 27 de outubro, no CMEI Lavínia Monteiro de Moraes, que fica no conjunto José Garcia Molina.

Educação para o trânsito – Viabilizada por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a série de espetáculos é um desdobramento da apresentação do projeto “Educação para o trânsito: construindo o futuro”, realizada em 14 de agosto.
Na ocasião, a CMTU reuniu diretores de instituições da rede municipal de ensino da zona norte para falar do curso, desenvolvido pela companhia, que propõe a capacitação de quadros docentes para o debate dos problemas do trânsito em sala de aula.
Além da publicação de peças audiovisuais on-line, disponíveis para acesso a qualquer momento pela plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, a capacitação oferece livros ao professor e ao aluno com informações e atividades diversas, somando 200 horas de materiais produzidos.
Durante a exposição, em agosto, os gestores escolares manifestaram interesse em aderir à iniciativa efetivamente a partir do ano que vem. Até lá, CMTU e Educação optaram por introduzir o tema trânsito de maneira interativa e dinâmica, com apresentações teatrais.
Segundo o major Mário Celso Andrade, diretor de Trânsito da companhia, o projeto “Construindo o Futuro” tem o objetivo de preparar os professores para ensinar conteúdos voltados a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “Trata-se de uma ação de extrema importância, para que nossas crianças possam participar do trânsito de maneira mais segura”, pontuou.
Para receber mais informações sobre o treinamento de docentes, bem como requisitar apresentações do espetáculo “Amigos do Trânsito” – que, em 2022, já atendeu 2.543 pessoas entre crianças e idosos – , os interessados podem entrar em contato com a CMTU pelo formulário disponibilizado no site cmtu.londrina.pr.gov.br, na aba educação no trânsito. O telefone (43) 3379-7609 também está disponível para a elucidação de dúvidas.
Texto: Danylo Alvares