Cidadão

CCI Oeste realiza atividade com jovens atendidos pelo Nuselon

Por meio do projeto Troca de Saberes, idosos ensinam técnicas de artesanato aos mais jovens; programação dos CCIs inclui diversas atividades educacionais e de socialização

Na terça-feira (11), das 13h30 às 16h30, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região oeste (CCI Oeste) promove uma atividade especial em parceria com o Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon). Cerca de 15 idosos que frequentam a unidade e participam do projeto Troca de Saberes serão levados até a sede do Nuselon, onde entregarão peças de artesanato para as crianças e adolescentes atendidos pela entidade filantrópica.

Peças de artesanato produzidas atráves do projeto Troca de Saberes. Foto: Divulgação

Realizado todas as terças-feiras, no CCI Oeste (rua Serra Pedra Selada, 111 – Jardim Bandeirantes) das 13h30 às 15h, o projeto Troca de Saberes é aberto a interessados de todas as idades. Por meio dessa iniciativa, os idosos ministram oficinas de artesanato intergeracional, em que ensinam aos participantes técnicas como crochê, crivo e a confecção de chaveiros, entre outras.

De acordo com a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, a intergeracionalidade desenvolvida nos Centros de Convivência é fundamental para incentivar e ampliar o respeito aos direitos da pessoa idosa, sendo uma ação de política pública continuada que nesta ocasião é ampliada para o Nuselon. “Estamos trabalhando diretamente na promoção de direitos, promovendo o estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento. Com isso, queremos construir em Londrina uma mudança cultural em relação ao envelhecimento, onde haja acolhimento e garantia de direitos. Acreditamos que é também neste trabalho com crianças e adolescentes que vamos fazer da nossa cidade um local de respeito e boa convivência para todas as gerações”, frisou.

A assistente social do CCI Oeste, Rosely Sonoda Gomes, explicou que a ação do dia 11 terá o tema do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. “Essa será uma atividade fechada, mas as oficinas regulares são abertas à população. Toda a comunidade está convidada a participar, e quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone (43) 3375-0334”, destacou.

Passeios – Também organizado pelo CCI Oeste, na sexta-feira (14) de manhã, será realizado um passeio do projeto Rota Cultural aos Distritos, que percorrerá os distritos rurais de São Luiz e Espírito Santo, assim como o Patrimônio Regina. Voltada a pessoas com idade a partir de 60 anos, a atividade é feita em um ônibus que conta com 31 lugares, sendo que as vagas já estão esgotadas. Porém, quem quiser deixar seu nome na lista de espera – podendo participar do passeio caso alguma das pessoas já inscritas desista – pode ligar para o número (43) 3375-0334.

Gomes explicou que essas ações visam promover a troca de conhecimentos, através da visita aos principais pontos turísticos dos distritos. “O objetivo dessa atividade é que eles possam ter contato com os distritos, conhecendo esses pontos históricos por meio de visitas guiadas, ao mesmo tempo em que perguntamos aos idosos se eles têm alguma história para contar sobre aquele local. Assim, eles também podem compartilhar suas experiências com o grupo”, salientou a assistente social do CCI Oeste.

Já o CCI Norte, localizado na Rua Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília, fará um passeio na quinta-feira (13), das 13h15 às 16h15. Na ocasião, a unidade levará um grupo de idosos para conhecer o Jardim Botânico de Londrina.

De acordo com a assistente social Gleycielle dos Santos, a iniciativa pretende apresentar as ações do CCI Norte a novos públicos. “Fizemos uma busca ativa e selecionamos aqueles idosos que já têm cadastro junto ao CCI Norte, e que ainda não participaram das nossas atividades. Porém, se algum idoso ainda não cadastrado se interessar pelo passeio, pode vir à unidade e fazer seu cadastro, para que também possa participar”.

Ainda segundo Santos, o Jardim Botânico foi o local escolhido para a visita por ser um ponto distante do CCI Norte, e que é de difícil acesso para alguns dos idosos atendidos pela unidade. “Queremos dar a oportunidade para que eles conheçam um lugar bonito que é um importante ponto turístico de Londrina, e que propicia o contato com a natureza”, disse.

Fachada do CCI Leste. Foto: Emerson Dias/NCom

Atividades de socialização – No decorrer da semana que vem, os CCIs também terão atividades voltadas a promover a socialização da população idosa. A primeira delas será a “Tarde Festiva com Prendas” promovida pelo CCI Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260 – Jardim da Luz) na segunda-feira (10), a partir das 13h30. Aberta a todas as pessoas de 60 anos ou mais, essa atividade não demanda inscrições prévias dos interessados.

Também na segunda-feira (10), começando às 14h, o CCI Oeste realiza a “Tarde da Família e Amigos”, em que os idosos estão convidados a comparecer acompanhados de seus parentes, vizinhos e amigos para vivenciar momentos de diversão e convivência.

Encerrando a semana, na sexta-feira (14), às 13h, o CCI Norte organiza a “Tarde Festiva: Anos 60”, direcionada especificamente a pessoas idosas, que podem inclusive comparecer trajando roupas características da década de 60. O evento terá muita música e dança, com sucessos da Jovem Guarda, Celly Campello, Beatles, Elvis Presley, Jair Rodrigues e Mutantes, entre outros artistas. 

Ações educativas – A programação dos CCIs inclui, ainda, atividades educacionais que buscam agregar conhecimentos importantes à vida dos idosos.

Na terça-feira (11), às 13h20, o CCI Norte levará um grupo de 31 idosos em um ônibus até a Unifil, onde eles assistirão a uma palestra sobre cuidados com a pele, ministrada pela professora do curso de Estética e Cosmética, Talita Marques. Ainda há 20 vagas restantes, e os interessados que já tem cadastro junto ao CCI Norte podem se inscrever para a atividade pelo telefone (43) 3373-0091. Já os idosos que ainda não são cadastrados devem ir pessoalmente à unidade, para fazer seu cadastro antes de se registrarem.

Enfocando o meio ambiente e sustentabilidade, o CCI Norte promoverá, na sexta-feira (14), às 9h30, mais uma oficina do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, com o tema “Resíduos Sólidos”. Promovida em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa será conduzida pela geógrafa Mariza Pissinati.

Segundo Pissinati, a oficina promove uma dinâmica onde são trabalhados os tipos de resíduos sólidos comumente gerados nos domicílios e qual é a destinação ambientalmente correta para cada um deles.

“Discutimos quais são as opções de destinação disponíveis e quais problemas são gerados quando os resíduos são destinados de forma errada. A dinâmica consiste em distribuir aos participantes papeizinhos com nomes de resíduos. Haverá quatro lixeiras identificadas como ‘coleta seletiva’, ‘aterro’, ‘compostagem’ e ‘logística reversa’. O participante apresenta ao grupo o nome do resíduo que está em suas mãos e diz para qual lixeira ele deve ir, e então respondemos as questões que surgem, fornecemos orientações e fazemos uma discussão sobre esses tópicos. Além disso, também iremos distribuir folders que orientam sobre a importância da coleta seletiva e os procedimentos para encaminhar os resíduos recicláveis”, pontuou a geógrafa da Sema.

Os idosos que desejem participar dessa atividade devem se inscrever previamente, sendo que mais informações estão disponíveis pelo telefone (43) 3373-0091.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos