Cidadão

Distrito de Paiquerê recebe pré-conferência do CMDCA na quinta-feira (13)

Atividade também é voltada às comunidades de Irerê, Selva e Guairacá; participantes terão oportunidade de debater demandas de crianças e adolescentes da região rural

Na quinta-feira (13), a partir das 14h, o distrito de Paiquerê recebe a 10ª pré-conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), voltada também às comunidades de Irerê, Selva e Guairacá. Realizado no salão da Paróquia São José (Rua Victório Libardi, s/n), o encontro é aberto tanto a crianças e adolescentes quanto à população adulta, e não é necessário fazer inscrição prévia. O objetivo da atividade é discutir as demandas das crianças e adolescentes em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, cultura e esportes, entre outras.

Além disso, durante as pré-conferências são eleitos os delegados que representarão as diferentes regiões da cidade na 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre 9 e 10 de novembro, na sede da Associação da Guarda Mirim de Londrina (Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, bairro Aeroporto). Cada região elege 25 delegados – perfazendo um total de 300 representantes – que participarão das discussões da Conferência e votarão propostas.

Participantes da pré-conferência da região central, realizada hoje (11) na unidade da Guarda Mirim da Vila Portuguesa. Foto: CMDCA/Divulgação

Conforme a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, o comparecimento e engajamento das crianças e adolescentes é fundamental não só para que eles apontem suas necessidades e ofereçam propostas, mas também como uma forma de discutir seus direitos e deveres. “Essa é uma oportunidade para que as crianças e jovens exerçam sua cidadania e entendam o papel da participação popular, assim como a importância de estudarem para se tornarem cidadãos qualificados e engajados na sociedade. Estamos bastante satisfeitos com o andamento das pré-conferências e a última, realizada hoje (11) de manhã, no Centro, contou com cerca de 120 participantes que tomaram parte ativa nos debates”, salientou.

Foto: CMDCA/Divulgação

Temas em discussão – Neste ano, o tema central da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Os tópicos debatidos estão divididos em cinco eixos temáticos: promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção e defesa de seus direitos; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes; e garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.

Próximas pré-conferências – No dia 19 de outubro, serão organizadas duas reuniões, sendo uma em terras indígenas, no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, e a outra em Lerroville, na unidade da Guarda Mirim do distrito. A agenda de pré-conferências se encerra com encontros direcionados às regiões Norte B/Warta (20/10) e aos trabalhadores que atuam junto a crianças e adolescentes (24/10).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos