Biblioteca Municipal recebe lançamento do livro de Sergio Caldieri
O livro Eternas Lutas de Edmundo Moniz do paranaense Sérgio Caldieri conta a trajetória do jornalista e ativista Edmundo Ferrão Moniz de Aragão
A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza recebe nesta terça-feira (13), às 17h, o lançamento livro Eternas Lutas de Edmundo Moniz, do escritor e jornalista Sérgio Caldieri. O livro é resultado da comemoração do centenário do ativista Edmundo Ferrão Moniz de Aragão. A entrada para o evento é gratuita. A Biblioteca está localizada na avenida Rio de Janeiro, 413.
O livro Eternas Lutas de Edmundo Moniz foi lançado pela primeira vez na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. Após isso, o lançamento ocorreu nas cidades Niterói, Curitiba e Juiz de Fora e ontem (9), no 35º Congresso de Jornalistas em Rio Branco, Acre.
A obra do paranaense Sérgio Caldieri, conta a trajetória do jornalista Edmundo Ferrão Moniz de Aragão, nascido em 1911, em Salvador, Bahia. Edmundo passou toda sua vida pregando igualdade entre os povos, principalmente os brasileiros da América Latina e as sofridas populações dos países subdesenvolvidos.
Aos 19 anos, o ativista ingressou em movimentos estudantis e colaborou na organização do 1º Congresso Operário-Estudantil, junto com o escritor Jorge Amado e o jornalista Carlos Lacerda. Edmundo também foi diretor da Companhia Nacional de Teatro e do Teatro Brasileiro de Comédia. O jornalista e ativista faleceu no Rio de Janeiro, em 1997.
O autor da obra que retrata a vida de Edmundo Moniz é o jornalista Sérgio Caldieri, natural do município de Assai. Caldieri já foi assessor de Comunicação Social da Secretária Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Atualmente é colaborador em diversos jornais brasileiros como O Correio e a Folha de Petrópolis, além de ser diretor Jurídico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.




