Governador autoriza 114 policiais para Londrina
O governador assinou autorização do estágio operacional de 114 novos soldados e participou do lançamento da “Operação República”, que irá atuar durante o feriado
O governador do Estado, Beto Richa assinou hoje (14), a autorização para o início do estágio operacional supervisionado de 114 alunos-soldados em treinamento no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O ato aconteceu durante o lançamento da Operação República, ação de policiamento ostensivo a ser realizada durante o feriado prolongado. O prefeito de Londrina, Gerson Araujo, participou da cerimônia que foi realizada às 16h30 no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado na rodovia Celso Garcia Cid, região sul da cidade.
O estágio operacional supervisionado será realizado pelos soldados convocados no último concurso da Polícia Militar e que já cumpriram 75% da carga horária do curso de treinamento, fator que os habilita a cumprirem a etapa final que é o estágio nas ruas. Os convocados irão ajudar na execução da Operação República e irão atuar durante o feriado prolongado, com incremento do efetivo para as ações de fiscalização do trânsito e combate ao crime. Os soldados vão trabalhar em Londrina e região armados, com coletes e demais equipamentos de proteção.
Durante seu discurso, o governador Beto Richa enfatizou que a segurança pública do Estado é prioridade. “A maior preocupação apontada pela população do Paraná é com a segurança e esta é a prioridade do nosso governo. A polícia merece nosso respeito e não temos medido esforços para oferecer para a corporação as condições necessárias para o efetivo realizar o seu trabalho que é proteger a população”, destacou.
Para o prefeito Gerson Araujo, a colocação de 114 soldados nas ruas de Londrina demonstra a preocupação do Estado em garantir mais segurança em Londrina. “Estamos satisfeitos com as ações na área de segurança pública manifestadas, na prática, pelo governador Beto Richa. Há tempos que a cidade precisava de mais atenção nesta área”, opinou o prefeito.
Beto Richa anunciou a abertura de concurso público para a contratação de seis mil novos policiais e a conclusão da licitação para aquisição de 1.200 novas viaturas, ambos para o próximo ano. O governador elencou ainda outras as ações de seu governo para com a segurança em Londrina a inauguração da sede do 2º Comando Regional da Polícia Militar e também da unidade do Grupamento Aéreo (Graer), com a entrega de um helicóptero para atuação do grupo na cidade e região, a construção do Instituto Médico legal (IML).
O governador declarou também que irá priorizar a restauração do Cine Teatro Ouro Verde. ”Já temos projeto e o orçamento será em torno de 16 milhões. Agora vamos trabalhar para o levantamento dos recursos para reconstruir este espaço que é tão importante para a cultura e faz parte da história da cidade”, concluiu.
Participaram do evento, o delegado da Polícia Federal Victor Hugo Rodrigues Alves, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques, o comandante da Polícia Militar do Paraná, Roberson Bondaruk, o secretário municipal de Defesa Social, Major Raul Leão de Araújo Vidal, odelegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina Márcio Vinicius Amaro, comandantes de batalhões da região, representantes da sociedade civil organizada, entre outros.