População deve finalizar pinturas nos túmulos até sexta-feira (28)
Limpeza com panos, água e baldes é permitida até às 18h de sábado (29); depois desse prazo população não deve realizar serviços nos cemitérios municipais
Em decorrência da aproximação do Dia de Finados (2), a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) lembra que as reformas em jazigos dos cemitérios municipais devem ser finalizadas nesta quinta-feira (27). Já as pinturas podem ser feitas até esta sexta-feira (28) e a limpeza e a lavagem dos jazigos serão permitidas até às 18h de sábado (29). Para quem não conseguir finalizar as obras dentro do prazo determinado, pede-se que reiniciem os trabalhos no dia seguinte ao feriado, ou seja, no dia 3 de novembro.
Os prazos para as reformas, pinturas e limpeza dos jazigos estão elencadas no artigo 338, do Código de Posturas do Município de Londrina (Lei Municipal nº 11.468/2011), por isso, a autarquia pede que a população se organize para cumpri-las. Essa medida é necessária para tornar os espaços mais aconchegantes durante a visitação que ocorre no feriado, que é o de maior circulação de visitantes. A expectativa é que cerca de 150 mil pessoas visitem os 13 cemitérios municipais por conta desta data. Entre os pontos com maior movimentação estão os Cemitérios Municipais Jardim da Saudade, São Paulo e São Pedro, em que somente no primeiro, há mais de 40 mil sepultados.
O diretor-técnico da Acesf, Ademir Gervásio de Souza Junior, explicou que após o encerramento dos prazos para a população, a autarquia realiza os ajustes finais para o feriado e finaliza o trabalho de limpeza desses espaços. “Os pedreiros autônomos já sabem das datas para a finalização das obras e pinturas, mas nossos servidores estarão nos cemitérios e não permitirão a entrada de trabalhadores fora do prazo. Caso haja necessidade acionamos a Guarda Municipal, mas é raro acontecer esses incidentes, porque geralmente as pessoas respeitam os prazos estipulados”, explicou o diretor-técnico.
Anualmente, a Acesf intensifica os trabalhos de limpeza e manutenção dos cemitérios em datas de maior movimentação, mas esses serviços são executados durante o ano inteiro. Segundo dados da autarquia, diariamente serão retiradas cerca de 5 toneladas de resíduos dos 13 cemitérios municipais. “Com o aumento do fluxo de pessoas e das obras, aumenta a geração de resíduos, por isso que existem os prazos para a finalização dos trabalhos, pois assim a Acesf consegue finalizar tudo até o feriado, e a população pode prestar suas homenagens em um lugar calmo, sem barulho ou bagunça de obras”, pontuou o superintendente da autarquia, Péricles Deliberador.
Quem tiver alguma dúvida pode telefonar para (43) 3372-7881 ou (43) 3372-7850, mandar um e-mail para acesf@londrina.pr.gov.br ou acessar o site da autarquia (clique aqui). Não é necessário agendar horário para o atendimento.
Consulta da localização – Para facilitar a visitação, a população pode consultar a localização exata dos jazigos pela internet. Para isso, basta acessar o site da autarquia, clicar na aba serviços, onde está escrito: “Local da Sepultura”. Para consultar o local basta ter o nome completo da pessoa falecida. Outra opção é procurar a sepultura usando o serviço de georreferenciamento da Prefeitura de Londrina. Através dele é possível consultar a localização de diversas maneiras, como pelo nome do falecido, data do óbito ou pelo número da quadra do jazigo. O Cemitério Municipal São Pedro (região central) foi o primeiro a contar com o serviço, seguido pelo Cemitério Municipal Padre Anchieta (zona leste). Para acessar o georreferenciamento dos cemitérios clique no link a seguir: https://acesf.londrina.pr.gov.br/buscador.