Copa Guaraná de Judô reúne atletas do norte do Paraná em Londrina
A competição é organizada pela Academia Segantin de Judô e tem apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes; as disputas serão realizadas no dia 12 de novembro, no Colégio Marista

No dia 12 de novembro, Londrina sedia a Copa Guaraná de Judô, que receberá atletas da região norte do estado para competições. Organizado pela Academia Segantin de Judô, o evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). As disputas serão todas realizadas no Colégio Marista, com entrada franca.
Como torneio oficial da Federação Paranaense de Judô, participam 15 municípios próximos à Londrina, dentre eles Cambé, Ibiporã, Rolândia, Arapongas, Apucarana e Bandeirantes. De acordo com o sensei e coordenador da Academia Segantin de Judô, Alexandre Segantin, a estimativa é de que 700 atletas estejam inscritos para participar, com um público total de três a quatro mil pessoas durante todo o dia de competições, das 13h30 às 19h.
Segantin explicou que a previsão de um grande número de inscrições se dá por ser um evento aberto e preparatório para competições maiores. “O grande diferencial do torneio regional é ser uma porta de entrada para novos competidores, por isso tem tanta gente participando, além de atletas que disputam medalhas em eventos estaduais e jogos oficiais. Todas as crianças e quem está começando agora participam, junto com aqueles que já têm experiência”, disse.
As equipes londrinenses inscritas na competição são: Associação Londrinense de Judô, Judô Segantin, Judô Murilo Mendes, Associação Suzuki de Judô, Judô Okano, Judô Ruiz, Judô Anderson Garcia, Judô Edegar Kimura, Judô Vilas Boas e Judô Kawazoe
A divisão para cada luta será por idade e por peso. As categorias de idade começam no mirim B, que compreende dos quatro aos seis anos, e seguem até o veterano, acima dos trinta anos. Pelo peso, será de acordo com a proximidade entre os competidores. Por se tratar de um torneio isolado de outras competições maiores, a Copa Guaraná Londrina não é classificatória e a premiação será concedida durante o evento, ao final de cada luta.
O diretor-presidente da FEL, Marcelo Oguido, afirmou que um evento esportivo como este é uma grande oportunidade para promover o judô, esporte que cresce cada vez mais em Londrina. “A Copa Londrina vai trazer uma alta movimentação para a modalidade, o judô vem sendo desenvolvido em grande capacidade, conquistando vários títulos e com atletas em destaque. A Prefeitura de Londrina vai sempre apoiar e incentivar para que possamos realizar mais competições como essa em nossa cidade”, comentou.
Além do apoio da Prefeitura de Londrina, a competição conta ainda com o apoio do Colégio Marista e patrocínio do Guaraná Londrina, patrocinador oficial da Federação Paranaense de Judô, originando o nome do evento.
Texto: Sofia Loredo sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina