Cidadão

Saúde muda horário de aplicação do fumacê

Inseticida contra o mosquito da dengue será dispersado a partir das 7h; moradores devem deixar a casa aberta para que o inseticida entre nos cômodos

fumaceNPA Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde, alterou o horário de aplicação do fumacê costal. A partir de hoje (29), três equipes dispersaram o conteúdo das 7h às 10h, na região norte. Amanhã, a intenção é pulverizar imóveis no Conjunto Habitacional União da Vitória e no Jardim Pinheiro. Com a mudança, os técnicos pretendem atingir maior número de mosquitos.

De acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, a antecipação de uma hora na aplicação potencializa o inseticida dada a condição climática do horário. “Antes, o inseticida começava a ser aplicado às 8h. Agora, começamos os trabalhos a partir das 7h, pois neste horário há pouco vento e pegamos o início da inversão térmica, quando o clima não está muito quente. Além disso, o Aedes aegypti começa a se alimentar assim que o dia amanhece, ou seja, a partir das 5h. Aplicar o fumacê mais cedo gera melhor aproveitamento do produto”, explicou Belisário.

Os moradores devem deixar a casa aberta para que o inseticida entre nos cômodos, pois ele funciona por contato. Ou seja, é preciso que as gotículas do produto atinjam os mosquitos para que eles sejam eliminados. O produto só pode ser dispersado quando o vento está no máximo a 6 quilômetros por hora, sendo que atinge até 50 metros de distância do equipamento que o dispersou.

Cada dupla de agentes de endemias consegue pulverizar, em média, 200 imóveis por dia, o que representa seis quarteirões por equipe. Os locais escolhidos para a aplicação do veneno são planejados de acordo com informações sobre os casos suspeitos da dengue e casos confirmados, divulgados pelo Setor de Epidemiologia em conjunto com o Setor de Endemias.

Foto: N.com

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos